O ultradireitista Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP) registrou uma forte alta nas eleições locais da Inglaterra e da Irlanda do Norte em detrimento dos partidos tradicionais, segundo a apuração de um terço dos votos.
Nigel Farage, líder do UKIP, estimou que o resultado era um bom presságio diante das eleições legislativas europeias, realizadas ao mesmo tempo e cujos resultados serão divulgados no domingo, quando todos os países da União Europeia tiverem votado.
Os liberais, sócios dos conservadores no governo de coalizão do primeiro-ministro, David Cameron, se anunciam como os grandes perdedores destas eleições locais, onde a taxa de participação foi de apenas 36%.
O UKIP tirou votos dos conservadores e trabalhistas, mas fracassou no objetivo de aumentar sua influência eleitoral em Londres.
Também não alcançou assentos suficientes para tomar o governo de um município.
Durante o dia eleitoral, Nigel Farage reafirmou sua postura contra a imigração.
"Se conseguirmos o que queremos, as coisas não voltarão a ser como antes", declarou à imprensa o líder do UKIP antes de depositar seu voto em uma escola primária de Westerham, no sudoeste da Inglaterra.