A tocha olímpica passou neste sábado (14) pelos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Os cerca de 150 condutores se revezaram em 30 quilômetros. A chama olímpica passou pelo Conjunto Moderno da Pampulha, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade, Mercado Central, Praça da Liberdade, Praça do Papa e Praça da Estação.
Entre eles estavam os jornalistas Sandra Annemberg, Marcus Uchôa e Isabela Scalabrini, além da cantora Paula Fernandes e dos campeões olímpicos de volei Nalbert e Sheila.
"Tem uma importância mundial. Todo mundo se emociona em carregar uma tocha olímpica. Agente faz parte de 12 mil brasileiros que tem essa honra. É sensacional", disse Sandra.
em BH (Foto: Reprodução/TV Globo)
"É um momento muito especial pra mim e pra todo mundo", disse Isabela.
Um comboio de aproximadamente 30 carros, entre veículos operacionais, de segurança e de mídia, acompanhou os condutores da tocha.
Para encerrar o evento, shows de Ludmilla e Jota Quest fizeram parte da festa na Praça da Estação, no Centro, onde uma pira foi acesa com o fogo olímpico.
Contagem
A cidade de Contagem, na Região Metropolitana, também recebeu neste sábado o revezamento da tocha. O comboio trazendo a chama olímpica chegou pela manhã. A pausa oficial do evento foi na Avenida João César de Oliveira, 2.900, na Praça do Iria Diniz. No local, houve apresentação da equipe da Ginástica de Trampolim de Contagem e da Comunidade Quilombola dos Arturos.
A tocha foi acesa pela primeira vez na João César de Oliveira, próximo ao número 4.300, no bairro Novo Eldorado, em frente ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar, e deu início ao revezamento, que seguiu pela avenida até próximo à Trincheira do Itaú.
O percurso do revezamento da tocha teve aproximadamente 3,7 km e 17 condutores carregaram a tocha olímpica pela cidade. A atleta paralímpica de Betim, Therezinha Guilhermina, participou.