A TV Globo Minas inaugurou, nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte, um transmissor que dá ainda mais qualidade de áudio e vídeo para a programação. O novo sistema de transmissão tem 10 vezes mais potência em relação ao que estava em operação. O investimento da nova estrutura é na ordem de R$ 5,5 milhões.
A cobertura digital se ampliou em Belo Horizonte e em toda a Região Metropolitana. Ao todo, neste ano, 24 cidades passaram a transmitir a programação HD da Globo Minas, beneficiando cerca de 4,3 milhões de pessoas.
A inauguração contou com a participação do diretor regional da TV Globo Minas, Marcelo Matte, do diretor de Tecnologia da TV Globo, Raymundo Barros; e dos prefeitos Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, e de Contagem, Carlin Moura (PC do B).
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Belo Horizonte foi a segunda capital a inaugurar o sistema brasileiro de televisão digital, e, desde abril de 2008, a implantação da Globo Minas digital não para. Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Itabira, João Monlevade, Mariana, Manhuaçu, Ouro Preto, Ponte Nova e Sete Lagoas – as maiores cidades da área de cobertura da emissora – foram algumas das primeiras no país a receber o sinal digital.
Na Região Metropolitana, a Globo Minas já tem postos de transmissão digital em Caeté, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Bárbara, Santa Luzia e Vespasiano. E novos postos estão chegando também a Itaguara, Justinópolis, Mateus Leme, Sabará e Raposos.
De acordo com o supervisor executivo da tecnologia da TV Globo Minas, Marcos Ribeiro, o projeto da nova antena e do novo transmissor foi executado em aproximadamente um ano e dois meses, garantindo assim o aumento da potência e da qualidade do sinal na Região Metropolitana da capital mineira.
Segundo Marcos Ribeiro, trata-se de uma tecnologia japonesa, um projeto para atender a geografia de morros e serras da Grande BH. Com o novo transmissor, mais pessoas agora terão acesso ao sinal digital, mais abrangente e com melhor qualidade.
(Foto: Reprodução/TV Globo)