Por g1 Triângulo e Alto Paranaíba — Uberaba


Reunião para anunciar parceria entre Fazu e miniabatedouro com o secretário da Sagri, em Uberaba — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação

A Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) se tornou parceira do miniabatedouro de aves, situado na comunidade rural de São Basílio, em Uberaba. O anúncio foi feito ao secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, pelo diretor executivo da Fazu, Célio Eduardo Nascimento Vieira, na segunda-feira (13).

O novo acordo prevê o abate de 300 frangos por mês na unidade. Conforme Vieira, a parceria começou há cerca de 3 meses, mas só foi firmada em contrato nesta semana.

“A prestação de serviço começou há cerca de três meses, mas só agora, com assinatura de contrato, tornou-se oficial o negócio”, ressaltou.

Entre os serviços prestados pela Fazu, está a criação dos frangos — utilizados em aulas de Agronomia e Zootecnia — na fazenda escola da instituição, suporte, orientações técnicas e o fornecimento de equipamentos. “A meta é ajudar a entidade a gerar receita para investir na unidade”, apontou Vieira.

As aves abatidas são comercializadas pela Associação de São Basílio, a qual é responsável pela gestão do miniabatedouro há aproximadamente 2 anos. O restante é lucro para a Associação dos Produtores.

Miniabatedouro de São Basílio

Imagem de aruivo do miniabatedouro frango comunidade rural São Basílio, Uberaba — Foto: Marco Aurélio/Prefeitura de Uberaba

De acordo com Celani, o projeto do miniabatedouro de frangos foi desenvolvido em 2013 pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), junto à Associação dos Produtores de São Basílio.

A obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil e a unidade começou a funcionar em 2018. Em 2019, ela foi inaugurada.

Atualmente, a unidade conta com 7 criadores e a ave criada é da raça Label Rouge — uma espécie que fica solta no pasto e tem alimentação natural, como por exemplo, resíduos de hortaliças e da fruticultura, além consumir de água tratada.

A Sagri informou que, sempre que há o abate, os produtos são inspecionados pelo Departamento de Inspeção Municipal. Eles contém o selo de Serviços de Inspeção Municipal (SIM).

O miniabatedouro continua no processo de certificação junto ao Estado, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A iniciativa foi da própria associação e tem como objetivo autorizar a unidade a realizar o comércio em todo o Estado de Minas Gerais e não apenas em Uberaba.

Com a nova parceria, espera-se que Fazu também atue na tentativa de conseguir o documento, a partir do auxílio em adequações necessárias para a conquista da certificação.

Outro interesse é obter o Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permite a comercialização do frango, criado em São Basílio, em todo o território federal. Porém, para isso, ainda é necessária mudanças no abatedouro, entre elas, alterações na climatização e a instalação de uma câmera fria.

A Sagri ainda reforçou que a pasta é parceira da associação de produtores e auxilia na tentativa de conquistar emenda particular para realizar as mudanças necessárias.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!