Camanducaia está na categoria "A" do Mapa do Turismo Nacional
Impulsionada pelo distrito de Monte Verde, Camanducaia (MG) recebeu novamente a classificação A no Mapa do Turismo do Governo Federal. A posição beneficia o local na destinação de recursos.
Para ser classificado na Categoria A, o local necessita de uma secretaria de Turismo, um conselho ativo de turismo e também um Fundo Municipal de Turismo.
Além disso, deve gerar vagas de emprego no setor, cuja quantidade é avaliada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Monte Verde (MG) — Foto: Rafael Franco/MOVE
Com o título, o local turístico recebe prioridade em investimentos do Ministério do Turismo.
"Isso nos dá a possibilidade de melhorar no critério de desempate com outros municípios. Se o Ministério do Turismo lança, por exemplo, um edital para apoio a eventos, se a gente começar na categoria A, já sai com uma pontuação maior que outros municípios para poder conseguir captar esses recursos”, explica o secretário de Turismo de Camanducaia, Bruno Rosa.
Turistas podem fazer passeios de quadriciclo em Monte Verde, MG — Foto: Divulgação
Distrito turístico
Monte Verde é um distrito do município Camanducaia (MG). O local é conhecido no Sul de Minas como um destino turístico para o inverno.
Decoração da Páscoa 2024 em Monte Verde (MG) — Foto: Tom Araújo/MOVE
No entanto, turistas também têm viajado para o distrito no feriado do Natal.
"O ‘Natal nas Montanhas’ se tornou uma segunda temporada para nós. Estamos gerando um fluxo turístico muito bom", afirma o secretário.
Além de Camanducaia, Poços de Caldas e São Lourenço também receberam a classificação A.