A chuva que caiu no domingo (21) em Alfenas (MG) trouxe vários estragos, derrubou árvores e até mesmo uma grávida morreu eletrocutada. Entre os diferentes problemas, um buraco foi aberto na Avenida Lincoln Westin da Silveira, conhecida como Avenida dos Viajantes, uma das principais da cidade, no bairro Santa Edwirges.
Os próprios moradores isolaram a área, já que o buraco fica próximo ao trevo que dá acesso a Campos Gerais (MG). O local é conhecido como “a linha”, já que antigamente o trem cortava a linha férrea. O temporal levou parte da guia do passeio, parte do barranco, que tem cerca de 10 metros.
O borracheiro Adão Alves tem um comércio bem em frente à cratera. Depois que ela foi aberta, ele colocou vários pneus em volta, a fim de alertar os motoristas sobre o problema. “Foi de repente, nós estávamos em um churrasco aqui e a chuva começou a levar a terra embora. O que pudemos fazer foi colocar os pneus no meio da rua. A terra é firme, por isso não levou tudo embora. Mas tem que fazer uma obra urgente”, disse.
Junto com outros moradores, ele também pintou uma faixa na rua indicando a necessidade de deixar o trânsito em meia pista. De acordo com os moradores, a iniciativa foi tomada por causa do risco que o buraco pode trazer aos motoristas.
Questionado sobre o problema, o secretário de Governo, Marcos Leite, explica quais foram as medidas da administração para resolver o problema. “Já existia uma grota aqui antigamente e ela foi aumentando. Com as chuvas fortes no domingo, ela cedeu e levou o barranco junto. Hoje tivemos o acompanhamento de um geólogo e engenheiros civis e vamos fazer um levantamento para ver o tipo de contenção que precisa ser feito aqui”, comentou.
Ainda segundo o secretário, existe o risco de uma nova queda do barranco, avançando mais para a avenida. “Estamos estudando o desvio do transito, inicialmente pela própria cidade e se houver muita dificuldade, vamos desviar para fora da cidade mesmo. De hoje para amanhã, vamos tomar uma providência em relação a isso”.
Indagado sobre a verba para fazer a reforma do local, Leite explicou que serão buscados recursos. “Vamos pedir ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal para fazer esta obra aqui”, finalizou.