(Foto: Andressa Aparecida Corrêa / VC no G1)
A queda do nível do Lago de Furnas revelou mais uma ponte que normalmente fica encoberta pela água, desta vez entre Campos Gerais (MG) e Alfenas (MG). As imagens da Ponte das Amoras foram enviadas através do VC no G1 pela internauta Andressa Aparecida Corrêa
“Sou moradora da Ponte das Amoras e convivo com a escassez de água por aqui. Há dias que chegamos a ficar sem água para beber, já que o baixo nível d'água afeta o poço que temos. Meus pais possuem um comércio beirando a água e podemos dizer que o movimento enfraqueceu muito”, conta a internauta.
O Lago de Furnas enfrenta a pior seca dos últimos 10 anos. Segundo o operador nacional do sistema, o nível da represa está em 755 metros acima do nível do mar, o que representa 13 metros abaixo da cota máxima, também chamado de nível operacional, que é de 768 metros.
“A ponte velha começou a aparecer há alguns dias. Vemos turistas passando por aqui, curiosos para ver como está. Ficam espantados ao ver tanta seca, tanta falta de água que há tantos anos não acontecia. O que podemos fazer no momento é apenas lamentar perder um lugar tão lindo nesta seca”, conclui Andressa.
Nota da redação: Essa é a terceira ponte que aparece nos últimos dias de seca na região. No distrito de Pontalete, em Três Pontas (MG), uma travessia que era utilizada pelos moradores para o deslocamento entre Três Pontas e Elói Mendes (MG) surgiu. A última vez que ela apareceu foi há 10 anos, quando o nível do lago registrou a pior baixa da história. Outra ponte que também veio à tona foi entre Boa Esperança (MG) e Campo Belo (MG), que era utilizada pelos moradores na década de 1960.
Para ler mais notícias do G1 Sul de Minas, clique em g1.globo.com/suldeminas. Siga também o G1 Sul de Minas no Twitter e por RSS.