22/08/2016 18h39 - Atualizado em 24/08/2016 10h46

Queimadas e incêndios passam de 200 no Centro-Oeste de MG em julho

Corpo de Bombeiros divulgou balanço dos registros na região.
Tempo seco e estiagem contribuem para aumento, diz bombeiro.

Rafael CamargosDo G1 Centro-Oeste de Minas

Mês de julho de 2016 bateu recorde de focos de queimadas  (Foto: Márcio Vieira/Defesa Civil)Mês de julho de 2016 bateu recorde de focos de
queimadas (Foto: Márcio Vieira/Defesa Civil)

O tempo seco e a falta de chuvas são um dos principais fatores que influenciam no aumento do número de queimadas no inverno. No mês de julho, segundo o balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, foram registrados 209 casos de queimadas e incêndios na região.

A comarca dos Bombeiros em Divinópolis, é responsável pelas cidades de Formiga, Oliveira, Pará de Minas, Itaúna, Nova Serrana. Entre as cidades, a que mais registrou ocorrências foi Divinópolis, com 65 casos. Em segundo lugar ficou Formiga, com 35 casos, seguida por Oliveira, 33 e Pará de Minas, com 31 ocorrências. Em Itaúna foram registrados 20 casos e em Nova Serrana, 25.

O número registrado em julho, já é maior, se comparado aos meses anteriores. De janeiro a junho foram registradas 405 queimadas. Só em julho foram registrados 209, mais da metade dos registros dos últimos cinco meses.

Número de queimadas registradas neste ano na região
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
38 2 9 178 122 50 209

 

 




Segundo o tenente Thiago Boa Ventura, o período de estiagem que ocorre nesta época do ano contribui para o aumento no número de queimadas. Ainda segundo o militar, grande parte dos registros são em lotes vagos, onde, para acabar com a vegetação em loteamentos, as pessoas colocam o fogo, mas acabam perdendo o controle, fazendo com que o fogo se alastre. “A primeira coisa é não colocar fogo em lotes vagos e soltar balões. É importante também tomar cuidado com cigarros em áreas rurais, e também com fogueiras em acampamentos e atividades de campo em geral”, explicou.
 

queimadas agravam situação de tempo seco em Divinópolis MG (Foto: Reprodução/TV Integração)Queimadas agravam situação de tempo seco em Divinópolis (Foto: Reprodução/TV Integração)

 

 

 

 

veja também