20/09/2015 20h44 - Atualizado em 20/09/2015 20h44

Puccinelli consegue na Justiça acesso à investigação do Gaeco

Além do ex-governador, 3 vereadores do PMDB também conseguem direito.
Operação investiga suposta compra de votos para cassar Bernal.

Do G1 MS

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e três vereadores do PMDB conseguiram na Justiça acesso ao procedimento investigatório da operação Coffee Break que apura suposta compra de votos que cassou o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP), em março de 2014.

Os vereadores Carla Stephanini, Paulo Siufi e Edil Albuquerque prestaram depoimento no Gaeco no dia da operação, no dia 25 de agosto, quando foram afastados o prefeito da capital sul-mato-grossense, Gilmar Olarte (PP), e o presidente da Câmara Municipal, Mario Cesar (PMDB).

Todos os peemedebistas são defendidos por Rene Siufi. Conforme a decisão do desembargador Carlos Eduardo Contar do dia 19 de setembro, os peemedebistas terão acesso aos documentos juntados até o momento.

“(...) defiro o pedido de liminar pretendido por RENE SIUFI, para determinar que a autoridade apontada como coatora forneça, incontinenti, o acesso e cópia (se necessário) do Procedimento Investigatório Criminal n.º 18/2015, cujos atos se encontrem devidamente documentados e conhecidos até o momento”, decidiu o desembargador.

Cassação
Bernal teve o mandato cassado em março de 2014. No lugar dele assumiu o então vice-prefeito, Gilmar Olarte, que deixou o cargo após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) determinar o retorno do prefeito eleito, no fim de agosto.

Coffee Break
Diversas pessoas já foram ouvidas pelo Gaeco, entre elas, vereadores, ex-vereadores e empresários. As oitivas fazem parte da Operação Coffee Break que investiga corrupção ativa e passiva na cassação de Bernal.

Nove vereadores são investigados. Eles e mais oito pessoas, incluindo o prefeito afastado Gilmar Olarte, tiveram os celulares apreendidos para serem periciados.

No mesmo dia, o TJ-MS concedeu a recondução de Bernal ao cargo de prefeito.

 

veja também