Um homem armado assaltou, na manhã desta quinta-feira (19), a agência dos Correios de São José de Ribamar - uma das quatro cidades que formam a Região Metropolitana de São Luís.
Segundo informações do delegado Jader Alves, titular da Delegacia Especial de São José de Ribamar, o suspeito que estava armado com uma pistola teria se passado por um dos clientes da agência. "As pessoas que eu ouvi foram taxativas ao afirmarem que o suspeito estava na porta da agência esperando o expediente começar como se fosse um cliente dos Correios", relatou.
Ainda conforme o delegado, no momento da ação criminosa cinco funcionários foram rendidos pelo o suspeito, que na ocasião estava usando uma farda da Companhia Vale do Rio Doce. "Eu colhi o depoimento das vítimas e eles me disseram que o homem tinha uma boa aparência. Era alto e usava um fardamento da Companhia Vale do Rio Doce", revelou.
O delegado Jader Alves disse também que enquanto ele cometia o crime ele se comunicava com uma outra pessoa por meio de um aparelho celular. "Ele agiu em parceria com outra pessoa porque segundo os próprios funcionários ele fez uso do celular enquanto agia".
Ainda conforme o delegado, ele não roubou as vítimas. Em depoimento, os funcionários disseram que ele levou cerca de 80 mil reais, valor esse que se encontrava no cofre da agência dos Correios. "O que deu para perceber é que ele conhecia a logística da empresa. Ele não subtraiu os pertences de nenhum deles. Tanto que eles comentaram que na hora ele apenas falou que só queria o valor que ele sabia que tinha na empresa".
Após o assalto, o suspeito ainda vestiu uma camisa usada pelos os funcionários dos Correios e roubou a arma do vigilante que realiza a segurança no local. Ele fugiu em uma moto de cor branca sem deixar pistas.
O delegado Jader Alves disse que todas os depoimentos colhidos serão repassados para a Polícia Federal, órgão apurador do caso. "Agora quem ficará a frente do caso será a Polícia Federal que é o órgão apurador", finalizou.
Sobre o fardamento usado pelo o suspeito durante o assalto, a assessoria da Companhia Vale do Rio Doce disse ao G1 que prefere não se pronunciar e que deixa a cargo da própria polícia a elucidação do caso.
Por meio de nota, a assessoria dos Correios afirmou ao G1 que ação criminosa durou aproximadamente 45 minutos e que não teve maiores perdas materiais além da câmera da vigilância interna do espaço.
Leia a íntegra da nota
"Confirmamos a ação criminosa hoje pela manhã na Agência dos Correios de São José de Ribamar. O fato ocorreu na abertura da agência. Os empregados da agência viram apenas um suspeito que estava com uma farda parecida com a da empresa Vale. A ação durou aproximadamente 45 minutos, enquanto o criminoso esperou a abertura do cofre (que possui trava de retardo). Não houve maiores danos além da câmera de vigilância e da perda material. Os empregados dos Correios agiram conforme orientação da área de segurança da empresa, não reagiram e informaram o ocorrido logo após a fuga do criminoso".