em São Luís (Foto: Biné Morais/O Estado)
Para comemorar o Dia do Museu (18 de maio), São Luís receberá a 10ª edição da Semana Nacional de Museus, que será realizada entre os dias 16 e 20 de maio. O evento é promovido anualmente pelo Insituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizado, em São Luís, pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Mham).
Este ano, o tema será "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações" e o subtema, "São Luís, 400 anos: História, Memória e Cultura". A programação conta com a realização de palestras, oficinas, peças teatrais, exibições de filmes e documentários, visitas monitoradas, e saraus culturais envolvendo poesia e música.
Além do Mham, o Museu Histórico de Alcântara (Mha) e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão (CPHNAM) também participarão do evento. No Mha, terá uma exposição sobre as armas, exibição de filmes e documentários, ação educativa e show musical.
Já o centro de pesquisa contará com exposições, documentários em vídeos e oficinas que abordarão temas sobre arqueologia, paleontologia e etnologia. Instituições maranhenses localizadas nos municípios de Caxias e Grajaú terão programação na 10ª Semana Nacional dos Museus.
Programação
em São Luís (Foto: Biaman Prado/O Estado)
No Mham, a programação será aberta, na quarta-feira (16), às 18h30, com a palestra que aborda o tema "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações", ministrada pela museóloga Célia Corsino. Para fechar a noite de abertura, haverá ainda o show "Um Canto de Amor a São Luís", da cantora Fátima Passarinho.
Na manhã de quinta-feira (17), das 9h às 10h, será ministrada a palestra "França Equinocial", com Helidacy Corrêa. Ao mesmo tempo, das 9h às 11h, acontece a oficina "Brincando e Caricaturando", com Adonias Júnior. No turno da tarde, das 14h às 14h30, a oficina "Touchê" conta a fundação da cidade de São Luís e, das 15h às 17h, haverá a exibição do documentário "Bicicletas de São Luís", do fotógrafo Albani Ramos. Outra oficica também será realizada, desta vez, pela professora Heloísa Helena Sousa, que misnistra "O Lúdico na Criação Textual".
Na sexta-feira (18), das 9h às 11h, acontece a oficina "Brincando e Caricaturando" com Adonias Junior e, no mesmo horário, os filmes "A solidão de Dom Quixote", com direção de Vinícius Vasconcelos e Márcio Vasconcelos, "Athenas Brasileira", com direção de João Paulo Furtado, "O Destruidor de Ilhas", direção de Denis Carlos e "Infernos", com direção de Frederico Machado, serão exibidos.
À tarde, será realizada a oficina "Touchê", das 14h às 14h30. Das 15 às 16h, Luís Phelipe Andrès conversa com os visitantes na palestra "Uma tarde no Museu". A partir das 18h30, o público terá apresentação da peça teatral "Saga de uma Ilha", da obra de Adeu Neto.
No sábado (19), das 14h30 às 15h, serão exibidos os filmes "Fronteiras de Imagens", dirigido por Murilo Santos e "Aperreio", com direção de Humberto Capucci. O Grupo Folclórico fará uma apresentação cultural das 15h20 às 16h20, e a professora, Cláudia Storino, ministrará a palestra "Museu Patrimônio e Cidades", às 16h30.
No último dia de programação, domingo (20), das 14h30, serão exibidos os filmes "Tambor de Crioula", de Murilo Santos e "Em Busca da Imagem Perdida", dirigido por Beto Matuck. Ás 15h, Mário Chagas debate com o público o tema "Museus e/em Processo". O encerramento contará com Sarau Cultural de Luís Lima.