Eleições no Maranhão

Por g1 MA


Prefeito eleito de Imperatriz, Rildo Amaral, e a vice-prefeita eleita, Carol Pereira. — Foto: Divulgação/Redes sociais

Rildo Amaral, do Partido Progressistas (PP), foi eleito prefeito de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, neste domingo (27). O candidato venceu o segundo turno das eleições com 55,11% dos votos, para um mandato de quatro anos.

Essa foi a primeira vez que a cidade de Imperatriz pôde ter segundo turno em uma eleição, pois alcançou a marca de 200 mil eleitores registrados na Justiça Eleitoral.

O resultado do 2º turno das eleições municipais 2024 em Imperatriz foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 93,44% das urnas apuradas, às 17h29.

A apuração encerrou-se às 17h39, com 100% das urnas apuradas. No total, Rildo recebeu 81.942 votos e Mariana teve 66.752.

Por meio das redes sociais, Rildo Amaral afirmou que vai honrar cada voto recebido.

"Vocês fizeram de mim a pessoa que eu sou, e hoje vocês me fizeram prefeito de Imperatriz! Não há palavras para descrever o sentimento de gratidão que estou sentindo. Obrigado por confiarem em mim mais uma vez, e vocês podem ter certeza que eu vou honrar cada um sendo o melhor prefeito que Imperatriz já viu! O povo escolheu caminhar com a experiência e o trabalho, e vocês testemunharão Imperatriz Renascer! Obrigado por cada um dos 81.942 votos. Vamos juntos, Imperatriz!", declarou o prefeito eleito.

Esta é a primeira vez que Rildo Amaral é eleito para um cargo público no executivo. A vice-prefeita eleita na coligação "Imperatriz Vai Renascer", é a nutricionista Carol Pereira, do União Brasil.

Rildo Amaral disputava o segundo turno com Mariana Carvalho (Republicanos), que teve 44,89% dos votos.

Abstenção no 2º turno

Ao todo, 48.840 eleitores não votaram no 2º turno em Imperatriz. O número representa uma taxa de abstenção de 24,29%, maior do que os 20,57% registrados no 1º turno. O total de votos do segundo turno foi de 152.259 votos.

Os 1.638 votos brancos somaram 1,08% do total registrado no 2º turno. E teve 1.927 votos nulos, que representam, 1,27% do total.

Propostas de Rildo

Em seu plano de governo, Rildo Amaral propõe uma reconstrução da cidade, com investimentos técnicos e executáveis. O objetivo é resolver problemas crônicos da cidade e que afetam a vida da população.

O candidato dividiu seu plano de governo em 11 pilares são eles: Saúde, Segurança Pública, Educação, Gestão Municipal, Assistência Social, Turismo, Indústria, Cultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Família, Comércio e Agronegócio.

Entre algumas de suas propostas estão:

  • Descentralização e organização do Sistema Municipal de Saúde de Imperatriz;
  • Integrar a Segurança Pública Municipal de Imperatriz com as demais forças policiais e órgãos de segurança pública, nas esferas estadual e federal;
  • Implantar a Educação de Tempo Integral nas escolas de rede municipal de Imperatriz e instalação de escolas militares em parceria com o governo;
  • Executar de forma imediata um Plano Emergencial de Limpeza dos riachos, desobstrução de bueiros e outros dispositivos de drenagem nos primeiros 120 dias;
  • Criar calendário municipal de eventos, tanto culturais quanto de negócios, a fim de gerar ganhos aos trades do turismo e da economia produtiva de Imperatriz;
  • Promover competições esportivas para o público amador, em diversas modalidades, a fim de proporcionar oportunidades de lazer e integração social;
  • Desenvolver projetos de Arte e Cultura na Rua e empresas privadas ou órgãos públicos, para captação de verbas por meio de incentivos fiscais.

Quem é Rildo Amaral

Rildo Amaral tem 47 anos, é natural de Imperatriz, é professor e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Esta foi a primeira vez que ele concorreu à Prefeitura de Imperatriz.

Ele estava no primeiro mandato como deputado estadual, eleito em 2022. Ele, também, foi eleito, por dois mandatos, como vereador de Imperatriz.

Apoiaram a candidatura de Rildo à Prefeitura de Imperatriz os partidos Partido Progressistas (PP), Podemos (PODE), União Brasil, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), AGIR e o Partido Renovação Democrática (PRD).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!