Por g1


O g1 passa a publicar, de maneira automática, os resultados dos concursos da Quina, da Lotofácil e da Lotomania realizados pela Caixa Econômica Federal, que acontecem de segunda a sábado, às 20h.

A iniciativa é mais um passo no processo de uso da tecnologia para publicar, a partir de dados oficiais, conteúdos relevantes e de interesse público.

A tecnologia vai permitir que o g1 amplie a cobertura do tema, com a publicação de uma reportagem para cada sorteio da Quina e, posteriormente, de outras loterias. Até aqui, o g1 publicava apenas os resultados da Mega-Sena e de alguns concursos de outras loterias. A Caixa tem 11 loterias e mais de 30 concursos por semana.

Textos automatizados

A primeira vez que o g1 publicou matérias automatizadas foi nas eleições de 2020, quando a tecnologia permitiu a publicação, em poucas horas, de 5.568 textos – um para cada município do país – com os resultados do pleito.

Nas eleições de 2022, a experiência foi repetida e ampliada: além de textos, foram publicados 5.568 vídeos com as votações para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual em cada município do país.

E, em 2023, o g1 publicou, em poucos minutos, 5.570 textos e vídeos com os primeiros resultados do Censo de 2022.

Em todas as oportunidades, os conteúdos foram revisados por jornalistas do g1, processo que também será feito no caso das loterias.

Como é a produção das reportagens automáticas de loterias

As reportagens sobre os resultados da Quina, Lotofácil e da Lotomania informam o número e dia do concurso, quais os números sorteados, quantos são os ganhadores e quando irá acontecer o próximo sorteio.

Além disso, trazem instruções sobre como participar dos sorteios, quais os valores das apostas e quais as probabilidades de ganhar conforme a quantidade de números jogados.

Para tornar isso realidade, houve uma colaboração de profissionais do Jornalismo e da Tecnologia da Globo.

Primeiro, o g1 criou textos-base sobre a Quina, a Lotofácil e a Lotomania. A cada concurso, esses textos são complementados com informações extraídas de forma automática do site da Caixa Econômica Federal e colocados, também de forma automática, no sistema de publicação do portal.

No caso da Quina e da Lotofácil, o g1 faz um processo semelhante para gerar, ainda, um vídeo com o resultado do sorteio. Uma ferramenta de inteligência artificial é usada para garantir que o vídeo só seja criado se os dados estiverem condizentes com os que estão no site da Caixa.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!