A presidente Dilma Rousseff se reuniu neste sábado (19) com ministros pra discutir a reforma administrativa e o ajuste das contas públicas.
Os projetos com as medidas anunciadas no início da semana pra tentar colocar as contas em ordem devem começar a ser enviados para o Congresso na segunda-feira. Uma das discussões pendentes é a diminuição dos repasses ao chamado ‘sistema s’ - como Senai, Senac e Sesi.
O governo quer cortar R$ 8 bilhões em repasses para as entidades, responsáveis por cursos de aperfeiçoamento e qualificação de mão-de-obra.
A Confederação Nacional da Indústria negocia com o governo uma alternativa ao corte. A decisão deve sair na terça-feira, depois de uma reunião do presidente da CNI, Robson Andrade, com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
A presidente Dilma Rousseff continua as conversas sobre as medidas para ajustar o orçamento do ano que vem, que está com um rombo de R$ 30,5 bilhões. Neste sábado (19), ela recebeu do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, uma proposta para a reforma administrativa.
A proposta inclui fusões de ministérios para cumprir a promessa feita há quase um mês de cortar dez pastas. E ainda mudanças na estrutura de empresas estatais e do número de funcionários que ocupam cargos por indicação política.