Uma série dividida em cinco grandes temas mergulhou nos arquivos do jornal e revisitou alguns dos cenários mais marcantes da história do JN. O primeiro tema é o mais amplo: a comunicação.
A segunda reportagem da série mostra que as conquistas são muitas, mas não eliminaram desafios, como o de assegurar que todas as crianças concluam ao menos o ensino médio.
Quando o Jornal Nacional estreou, em 1969, o Brasil tinha 94 milhões de habitantes e pouco mais da metade vivia em áreas urbanas. A proporção foi mudando, e o país teve que encontrar soluções para os reflexos desse inchaço das cidades.
A quarta reportagem da série mostra desafios que o país enfrentou em cinco décadas. As profissões mudaram, ocupações morreram para dar lugar a novas e a tecnologia interferiu profundamente em todo esse processo.
A última reportagem da série mostra como, em cinco décadas, o país reduziu registros de mortalidade infantil e de doenças como varíola, poliomielite e meningite. Mas, diferentemente de outros setores, em que avanços se consolidaram, a saúde pública teve recaídas graves.
Os apresentadores aceitaram o desafio de contar suas lembranças mais marcantes sobre o Jornal Nacional em apenas 50 segundos.
Na semana em que comemorou 50 anos, o Jornal Nacional exibiu cinco reportagens sobre cinco grandes temas: comunicação, educação, a transformação nas cidades, o mercado de trabalho e saúde. Profissionais contam como foi a tarefa, que levou quatro meses para ficar pronta.