Edição do dia 02/12/2015

02/12/2015 14h15 - Atualizado em 02/12/2015 14h16

Barcos abandonados com corpos aparecem na costa do Japão

A suspeita é de que sejam embarcações norte-coreanas.
Doze deles apareceram à deriva, nos últimos dois meses.

Márcio GomesTóquio

Os japoneses tentam desvendar um mistério: barcos abandonados têm aparecido na costa do país. A suspeita é de que sejam embarcações norte-coreanas.

Os barcos foram trazidos à terra pela guarda costeira japonesa. Com cascos de madeira e praticamente destroçados, 12 deles apareceram à deriva, nos últimos dois meses, em diferentes pontos da costa oeste do Japão. Dentro, o pior dessa história: corpos que, pelo que restava das roupas, seriam de militares da Coreia do Norte. Também foi encontrado um pedaço de tecido que seria de uma bandeira norte-coreana.

Os homens teriam morrido a bordo e chegado ao litoral do Japão, uma distância de mais de mil quilômetros. Ao todo, foram encontrados 22 corpos nas embarcações. Segundo um norte-coreano, que fugiu para a Coreia do Sul, seria uma prática do regime do ditador Kim Jong-um, para aumentar a quantidade de pescado, obrigar soldados a enfrentar o alto mar em barcos sem os devidos equipamentos de navegação. 

O Japão ainda está buscando uma confirmação da origem dos barcos. A Coreia do Norte não emitiu qualquer comunicado sobre o desaparecimento de embarcações. Este ano, uma seca histórica atingiu as plantações do país, reduzindo a produção de alimentos em até 50% e dando margem a suspeitas de que parte da população norte-coreana esteja sofrendo com a fome.

 

veja também