Edição do dia 16/07/2013

16/07/2013 14h15 - Atualizado em 16/07/2013 14h15

Semana Missionária inicia atividades da Jornada Mundial da Juventude

Semana Missionária tem atividades que antecedem a JMJ.
Em Aparecida (SP), milhares de peregrinos participam dessa preparação.

Aline OliveiraFortaleza, CE

Os grupos de estrangeiros desembarcam em várias cidades do Brasil. Eles chegam para participar da Semana Missionária, tradicionalmente realizada pela igreja católica antes da Jornada Mundial da Juventude, que este ano vai ser no Rio de Janeiro. “É uma preparação, já que aqui eles sentem um pouco o que é a igreja no Brasil, o que é a experiência de fé e eles se preparam para viver a experiência no Rio de Janeiro com o papa Francisco”, explica Marcos Fábio, coordenador da Semana Missionária.

Os espanhóis foram os primeiros a chegar a Jundiaí, no interior de São Paulo. Eles participaram hoje cedo de uma missa na Igreja Brasileira.

Muitos estão no país pela primeira vez e cheios de curiosidade sobre a nossa cultura. Os jovens que estão em Pernambuco fizeram um passeio para conhecer as igrejas seculares de Olinda. Na Catedral da Sé, visitaram o túmulo onde o corpo de dom Hélder Câmara está enterrado.

Em Belo Horizonte os grupos se preparam para apresentação que vão fazer na celebração do Rio de Janeiro. Ensaiar os passos da coreografia é fácil, mas na hora de conversar as diferentes línguas complicam a comunicação.

Os franceses que estão em Salvador aproveitaram a manhã de sol para conhecer a praia de Boa Viagem. Uma das mais bonitas da capital baiana.

A Semana Missionária vai reunir só em Fortaleza 600 jovens vindos de oito países da Europa. “Alegria de acolher aqueles que vêm unir a força dos jovens, construir esse grande evento de comunhão universal”, diz dom José Aparecido Tosi, arcebispo de Fortaleza.

Os grupos são recebidos por comunidades católicas que preparam uma programação variada pra eles. A agenda inclui, além de atividades culturais, momentos de oração e visitas a projetos sociais na cidade.

Em uma comunidade que recupera dependentes químicos, os missionários conversaram, cantaram e não resistiram uma partida de futebol. Animado, o grupo improvisou uma batucada e uma roda de samba.