Paciente denuncia hematomas após lipo de papada em clínica de Goiânia
Uma paciente da clínica dos influenciadores Karine Gouveia e Paulo César, que foram presos durante uma operação que investiga lesões em pacientes, diz que mal consegue mexer o pescoço após fazer uma lipo de papada, em Goiânia. Ela afirma que o procedimento foi feito por um dentista e que a promessa era de que fosse minimamente invasivo.
"Me falaram que era uma coisa simples, só um furinho. Quando eu cheguei em casa [após o procedimento] eu já estava com 30 pontos, mais de 10 em cada orelha e debaixo do pescoço. Quando vou abaixar a cabeça, não dou conta de encostar no peito. Quando viro para o lado, a pele repuxa. Eu entrei lá para me sentir melhor, agora, vou me sentir pior, baixo astral", disse a vítima, que preferiu não ser identificada, à TV Anhanguera.
O dentista e o casal foram presos na última quarta-feira (18). Karine e Paulo passaram por audiência de custódia na quinta-feira (19) e tiveram as prisões mantidas pela Justiça. Já o odontólogo teve a liberdade provisória concedida.
A defesa do casal informou que não há motivação para a manutenção da prisão e que não há demonstração da sua necessidade para as investigações. Afirmou ainda que ambos podem responder às acusações em liberdade sem qualquer prejuízo para o processo porque a clínica já está com as suas atividades suspensas.
Em nota, a defesa do dentista afirmou que ele é um profissional comprometido com a ética e que age em respeito à saúde dos pacientes. Disse ainda que as investigações do caso estão sob sigilo (veja a nota na íntegra ao final do texto).
LEIA TAMBÉM:
- Paciente de clínica de influenciadores presos denuncia sequelas após aplicarem PMMA no rosto dela sem autorização: ‘Angustiada’
- Donos de clínica de estética de Goiânia são alvos de operação após pacientes denunciarem que tiveram lesões
- Famosos frequentaram clínica de influenciadores presos em operação que investiga lesões em pacientes
Imagens mostram lesões de paciente que fez lipo de papada, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O procedimento foi feito no dia 17 de novembro deste ano. Segundo a paciente, com o passar dos dias, o pescoço ficou com diversos hematomas. Ela está entre uma das 40 pessoas que denunciaram lesões à policia após procedimentos na clínica de Karine, de acordo com a investigação.
A mulher retornou à clínica para mostrar a situação, momento em que, segundo ela, o dentista aplicou medicamentos de corticoide. A paciente contou que o dentista receitou outros medicamentos para serem tomados em casa, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.
"Ele falou que era normal e que iria melhorar, mas não teve melhora ainda", disse.
A reportagem solicitou um posicionamento sobre o caso ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) para saber se dentistas podem realizar o procedimento de lipo de papada, mas não obteve resposta até a última atualização.
Investigação
Karine Gouveia e Paulo César, casal investigado pela Polícia Civil, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais
De acordo com a polícia, os procedimentos eram realizados sem condições adequadas. O delegado Daniel Oliveira, responsável pela investigação do caso, afirma que os profissionais não tinham habilitação necessária para o manejo das substâncias usadas. Ele informou ainda que as instalações da clínica apresentavam problemas, como falta de esterilização e uso de bisturis cegos.
As investigações identificaram ao menos 30 vítimas até o momento, algumas com sequelas permanentes, como perda de olfato e necessidade de múltiplas cirurgias corretivas.
Segundo a Polícia Civil, Karine Gouveia não possui formação superior na área da Saúde. O marido dela cuidava da parte administrativa. O delegado afirmou que eles chegaram a intimidar pacientes que buscavam reparação.
Vítimas de necrose após procedimentos estéticos em clínica da empresária Karine Gouveia, em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Clínica frequentada por famosos
Famosos frequentaram clínica de influenciadores presos durante operação em Goiânia
Muitos famosos frequentaram a clínica de estética de Karine Gouveia. O delegado ressaltou que os famosos costumavam realizar "procedimentos pouco invasivos" e que, nesses casos, a dona da clínica utilizava "produtos de boa qualidade". Eles não são investigados.
“Esses famosos, em geral, realizam procedimentos minimamente invasivos e os relatos são de que, com eles, eram usados bons produtos. As outras vítimas, em sua maioria pessoas de baixo poder aquisitivo, se propunham a fazer procedimentos invasivos”, explicou o delegado.
Conforme publicado pela influenciadora nas redes sociais, a clínica já recebeu o humorista Jacques Vanier, que gravou uma “dancinha” no local. Na postagem, Karine disse que era um prazer recebê-lo. Ela também agradeceu ao influenciador Lucas Guimarães, que chegou a lançar com ela uma linha de skincare.
Nota da defesa do dentista
Na condição de advogada esclareço que ele é um profissional comprometido com a ética e a legalidade no exercício de sua profissão. Todas as suas ações sempre foram pautadas pela boa-fé, zelo e respeito à saúde de seus pacientes.
Quanto às acusações, destacamos que o caso está sob investigação, Daniel já prestou seus esclarecimentos à autoridade policial, e reitera sua confiança no trabalho das autoridades competentes para a completa elucidação dos fatos.
É importante enfatizar que, até o momento, não há comprovação de conduta ilícita por parte de nosso cliente, e qualquer julgamento prévio é prematuro e prejudica o direito à ampla defesa e ao contraditório.
A defesa está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas no âmbito judicial e reafirma que todas as providências legais estão sendo tomadas para resguardar os direitos de nosso cliente e a verdade dos fatos.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.