Imagens geradas por satélite mostram alta concentração de umidade sobre Goiás - Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas para esta terça (24) e quarta-feira (25). No mapa climático do órgão, diversas regiões de Goiás foram marcadas em laranja, como grau de severidade "perigo", que indica alta probabilidade de tempestades. De acordo com informativo do instituto, a previsão é de 20 a 60 mm por dia, com ventos de até 70 km/h.
De acordo com os dados divulgados, algumas áreas do Entorno de Brasília, como Luziânia e Valparaíso de Goiás terão chuvas um pouco mais moderadas, ficando entre 30 e 50 mm por dia, com ventos de no máximo 60 km/h.
Imagens via satélite publicadas pelo Inmet mostram uma alta concentração de umidade sobre o território goiano, algo que bate com as previsões feita anteriormente pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) (veja na imagem acima).
Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia mostra zonas de alerta para tempestade, com desta para Goiás — Foto: Divulgação/Inmet
Segundo o informativo emitido pela Cimehgo nesta terça-feira (24), entre todas as regiões, o oeste e o leste do estado devem ser as mais afetadas com maior intensidade de precipitação, enquanto a região leste deve contar com temperaturas mais baixas.
Confira a previsão completa:
Região oeste
A região oeste conta com precipitação de 50 mm, com pancadas isoladas de chuva e variações de nebulosidade. A máxima prevista é de 34°, enquanto a mínima é de 22°.
Municípios
- Máxima: 29º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 25,0mm
- Máxima: 30º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 18,0mm
Região norte
A região norte terá precipitação de 45 mm, com pancadas isoladas de chuva e variações de nebulosidade. A máxima e mínima previstas não diferem muito da região oeste, com máxima de 34° e mínima de 22°.
Município
- Máxima: 33º
- Mínima: 22º
- Precipitação: 25,0mm
Região leste
A região leste terá precipitação de 50 mm, com pancadas isoladas de chuva e variações de nebulosidade. A máxima e mínima previstas para a região é uma das mais baixas do estado, com máxima de 32° é mínima de 17°.
Municípios
- Máxima: 30º
- Mínima: 20º
- Precipitação: 10,0mm
- Máxima: 28º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 20,0mm
Região sudoeste
A região sudoeste terá precipitação de 45 mm, com pancadas isoladas de chuva e variações de nebulosidade. A máxima prevista é de 32°, enquanto a mínima é de 19°.
Municípios
- Máxima: 31º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 15,0mm
- Máxima: 31º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 15,0mm
Região central
A região central tem com a menor previsão de precipitação para o estado, com 40 mm, com pancadas isoladas de chuva e variações de nebulosidade. A máxima prevista é de 32°, enquanto a mínima é de 19°.
Municípios
- Máxima: 31º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 15,0mm
- Máxima: 28º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 15,0mm
Região sul
A região sul terá precipitação de 45 mm, com pancadas isoladas de chuva e variações de nebulosidade. A máxima prevista é de 32°, enquanto a mínima é de 19°.
Municípios
- Máxima: 29º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 20,0mm
- Máxima: 32º
- Mínima: 19º
- Precipitação: 18,0mm
Recomendações
Durante as tempestades, o Inmet faz algumas recomendações, como: em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Aqueles que têm interesse em acompanhar o clima em tempo real podem fazer isso por meio do site oficial do Inmet. Outra opção é cadastrar o CEP no sistema Goiás Alerta Solidário, no qual o morador recebe notificações sobre possíveis riscos de tempestades.
Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa/O Popular
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.