Sabrina Machado na Cachoeira do Caracol, em Goiás — Foto: Reprodução/Redes sociais de Sabrina Machado
Um portal para outra dimensão. Místico ou não, quem visita a Cachoeira do Caracol tem definido o atrativo como um cenário de outro mundo. A cachoeira fica na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado, e tem se destacado entre as centenas de atrativos da região.
A Cachoeira do Caracol está localizada no Complexo Rio Caldeira. Com uma formação geológica impressionante, a água da cachoeira cai por uma fenda na rocha, que forma uma espécie de véu. Atrás desse véu, há uma rocha com a forma um grande espiral, que inspirou o nome do local.
“Conheço mais de 60 cachoeiras da região, mas achei ela de uma magnitude, de uma força que eu não sei explicar. Quando cheguei lá em cima, que eu vi o caracol, eu fiquei parada, olhando aquilo e me perguntando: ‘Como pode uma formação dessa?’”, contou a consultora financeira que visitou o atrativo, Gabriela Ortiz.
Ao g1, a servidora pública Sabrina Machado contou que desde que soube da cachoeira se sentiu atraída a visitar o local.
"Me senti num portal mesmo. Viajei num momento difícil pra mim e lá é um lugar magnífico. É uma energia muito boa", afirmou.
A Cachoeira do Caracol está no topo de uma sequência de outras três cachoeiras: a Pedrão, a Walquiria 1 e a Walquiria 2. Todas elas têm poço para banho e mergulho.
Sequência de cachoeiras do Complexo Rio Caldeira, em Goiás — Foto: Bruno Castro / Reprodução das redes sociais de Juru Guia
Para chegar até as cachoeiras, é preciso fazer uma trilha leve, de 1,6 quilômetro, de acordo com Kátia Monteiro, que administra o complexo.
“Não tem idade mínima e já recebemos pessoas de até 80 anos. Então, qualquer pessoa consegue fazer [o passeio]”, contou Kátia.
Gabriela Ortiz relatou ainda que achou que o passeio proporcionou uma experiência completa.
“Você anda numa mata fechada, onde é mais fresquinho. Aí você anda na beira do rio, pelas pedras. Quando chega, tem uma prainha super gostosa onde dá para nadar e boiar, sem perigo de correnteza”, contou Gabriela
Kátia Monteiro disse que a cachoeira do Caracol tem recebido visitantes do mundo todo. Alguns acreditam que ela seja uma espécie de portal. E, mesmo os que não são ligados ao misticismo, se impressionam com o local.
“A aprovação é muito grande, porque é um monumento. Não dá para explicar. É perfeição divina”, definiu a administradora.
LEIA TAMBÉM:
Acesso
A Cachoeira do Caracol é a última e mais alta das cachoeiras do Complexo Rio Caldeira. Para chegar até ela é preciso o uso de equipamento de rapel. “Você sobe uma via ferrata, com cadeirinha e capacete. Acaba que o visitante faz um minirapel”, declarou a administradora Kátia.
Mesmo com medo de altura, a consultora Gabriela Ortiz contou que se sentiu segura para acessar a cachoeira.
“Eu subi, com a água caindo do meu lado. Quando eu cheguei, não queria mais sair de lá”, contou.
Gabriela Ortiz em escalada na Cachoeira do Caracol, em Goiás — Foto: Maurício Gomes/Guia Maveadeiros
Visitas
A Cachoeira do Caracol fica a 19 quilômetros de Alto Paraíso, na rodovia GO-239, no sentido do povoado de Sertão.
O complexo está aberto todos os dias, das 9h às 16h. O ingresso custa R$ 80 por pessoa. As visitas são feitas em grupos de até seis pessoas e precisam ser agendadas.
O complexo conta com uma estrutura de bar e restaurante, para que desejar aproveitar o dia. O estabelecimento oferece bebidas, petiscos e refeições, incluindo opções veganas.
É obrigatório o acompanhamento de guia credenciado para a visita à Cachoeira do Caracol.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.