Cachoeira (BA): Independência do Brasil começou no Recôncavo Baiano; entenda
O Globo Repórter desta sexta-feira (30) visitou Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que foi palco do primeiro confronto entre brasileiros e portugueses na busca pela chamada Independência do Brasil na Bahia, que está completando 200 anos.
Sérgio Guerra Filho, professor da UFRB, conta que a cidade organizou a resistência ainda antes do famoso grito do Ipiranga.
"Nessa praça que fica diante da casa da Câmara e cadeia, aconteceu um ato de aclamação de Dom Pedro, como defensor perpétuo do Brasil. Isso ainda em junho de 22, portanto, antes dos 7 de setembro", destaca Sérgio Guerra Filho.
Dom Pedro era filho de Dom João VI, rei do Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves. O que o povo pedia era que o filho assumisse o lugar do pai e formasse um governo de brasileiros.
"E a partir das comemorações pela aclamação, houve uma batalha entre portugueses e baianos, em que baianos saíram vencedores no 25 de junho de 1822", explica o professor.
Batalha de Cachoeira: 25 de junho de 1822 — Foto: Reprodução/TV Globo
Localizada à beira do rio Paraguaçu, o principal afluente da Baía de Todos-os-Santos, Cachoeira está ligada por uma ponte de ferro a sua vizinha São Félix, cidade que foi parceira na luta.
As duas cidades são emolduradas por cenários da Independência: igrejas, conventos, e agora a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, que atrai estudantes para este cenário histórico.
Cachoeira: cidade no Recôncavo Baiano foi palco do primeiro confronto na busca pela Independência — Foto: Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
Edição de 30/06/2023
Confira as reportagens do programa: