Fernanda Montenegro completa 90 anos no dia 16 de outubro. Para comemorar a data, nesta sexta-feira (11), o Globo Repórter mergulha na vida e na obra desta grande atriz brasileira. Edney Silvestre mostra quem é Fernanda além das câmeras, através de uma conversa com ela e também com sua família e colegas.
Relembre papéis memoráveis vividos por Fernanda Montenegro ao longo de sua carreira, na TV, no cinema e no teatro.
1) 'Central do Brasil'
No filme de Walter Salles, Fernanda vive Dora. A professora aposentada ganhava a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, mas nunca as postava para que chegassem a seu destino, até que sua vida muda totalmente ao conhecer o menino Josué. Essa atuação rendeu a Fernanda uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz e ao Urso de Prata (prêmio do Festival de Cinema de Berlim) na mesma categoria.
Fernanda Montenegro interpretou Dora no filme 'Central do Brasil', de 1998 — Foto: Divulgação
2) 'Belíssima'
Um dos personagens mais lembrados da atriz na televisão é a vilã Bia Falcão. Na história, ela forja sua própria morte e comete várias maldades, justificando que faz tudo pelo bem da família. O final de Bia também é histórico: ao contrário da maioria dos vilões, ela se dá bem ao fim da trama, fugindo do país em um jatinho e terminando nos braços de seu amante, vivido por Cauã Reymond, em Paris, em uma suíte de frente para a Torre Eiffell.
Fernanda Montenegro era a vilã Bia Falcão na novela 'Belíssima', de 2009 — Foto: Globo/Kiko Cabral
3) 'Doce de Mãe'
Dona Picucha, protagonista da série, lhe rendeu o prêmio Emmy Internacional de Melhor Atriz. A história, que nasceu como um especial de fim de ano da Globo, é uma comédia que mostra a vida e as confusões da idosa e de seus quatro filhos.
Fernanda Montenegro como Picucha na 2ª temporada de 'Doce de mãe' — Foto: Globo / Fábio Rabelo
4) 'Auto da Compadecida'
No filme, baseado na obra de Ariano Suassuna, Fernanda interpreta Nossa Senhora. Após a morte dos personagens, ela, a Compadecida, intervém junto a Jesus Cristo para que eles obtenham o perdão.
Fernanda Montenegro em 'O Auto da Compadecida', de 1999 — Foto: Globo
5) 'Guerra dos Sexos'
A novela foi ao ar em 1983, mas a cena clássica em que a atriz e Paulo Autran protagonizam uma briga em que jogam comida um no outro atravessou gerações e é um dos grandes clássicos da TV.
Fernanda Montenegro e Paulo Autran em 'Guerra dos sexos', de 1983 — Foto: Globo
6) Babilônia
Na novela de 2015, Fernanda interpretou a advogada Teresa, casada há anos com Estela, vivida por Nathalia Timberg. Logo no primeiro capítulo da trama, as duas personagens deram um beijo e isso gerou polêmica na época.
Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro viveram um casal em 'Babilônia' — Foto: Globo
7) 'Riacho Doce'
Na minissérie, a atriz vivia Vó Manuela, respeitada líder espiritual da comunidade que dava nome à trama e que exercia total domínio sobre o neto, Nô, interpretado por Carlos Alberto Riccelli, a quem ela mantinha afastado das mulheres através de magia.
Fernanda Montenegro como Vó Manuela de 'Riacho Doce' — Foto: TV Globo
8) 'Viver Sem Tempos Mortos'
No monólogo, seu penúltimo trabalho no teatro, ela interpretava Simone de Beauvoir. Através das correspondências da escritora com o marido, o filósofo Jean-Paul Sartre, ela ia desenhando a trajetória desta mulher.
Em "Viver Sem Tempos Mortos", Fernanda Montenegro interpretava Simone De Beauvoir — Foto: Divulgação
9) 'Zazá'
Em 1997, Fernanda Montenegro mostrou sua veia cômica como a protagonista da novela das 19h, Zazá. Ela era a milionária excêntrica e extrovertida Marisa Dumont, filha do pai da aviação, Santos Dumont. Quem acompanhou a produção até hoje lembra da clássica abertura, em que a atriz voava em um 14 Bis animado, e sua trilha: "Cadê Zazá, Zazá, Zazá?".
Zazá (1997): Abertura