Próximo programa: Jon Lee Anderson (parte 1)
.
Jon Lee Anderson é jornalista, americano e filho de diplomata. Com uma bagagem cultural extensa, morou em países tão diversos como Coreia do Sul e Peru, Colômbia e Taiwan e Indonésia e Libéria. Hoje mora na Inglaterra com a mulher e três filhos.
Quem lê seus livros não se depara somente com o jornalista Anderson, mas com o um dos mais acurados e completos cronistas das crises sociais e políticas mundiais.
Conhecido por mergulhar profundamente nas realidades que retrata em seus artigos na New Yorker e em seus livros, Jon Lee Anderson desembarcou em 2001 no Afeganistão cerca de dez dias antes dos bombardeios norte-americanos. O livro “The Lion´s Grave” é o relato detalhado de uma nação em convulsão. Anderson havia trabalhado lá cobrindo a luta dos mujahedin contra as tropas soviéticas na virada entre as décadas de 1970 e 1980.
Para escrever seu primeiro livro, “Guerrillas: Journeys In the Insurgent World”, de 92, esteve em El Salvador, no Afeganistão, em Mianmar, no Saara Ocidental e na Faixa de Gaza.
Em 2003, durante a ocupação do Iraque, deixou seus editores enlouquecidos quando decidiu permanecer em Bagdá e na zona de perigo. Dessa experiência saiu o livro “A Queda de Bagdá”, em que relata o fim do regime de Saddam Hussein através de histórias de gente comum.
Anderson ficou conhecido mundialmente quando escreveu uma elogiada biografia de Che Guevara, lançada em 97. Para isso, mudou-se com a família para Cuba e teve acesso a documentos inéditos.
O Milênio aproveitou a presença de Jon Lee Anderson em São Paulo, onde participou do Terceiro Congresso de Jornalismo Cultural, para uma conversa em duas partes sobre guerras, guerrilhas, Osama e gangues de traficantes com o repórter Tonico Ferreira.
A primeira parte vai ao ar nesta segunda (23/05) às 23h30.
', 'https://g1.globo.com/globo-news/milenio/platb/2011/05/20/proximo-programa-jon-lee-anderson-parte-1/', '.entry img');" >Orkut
24 maio, 2011 as 10:15
zapeando, peguei por acaso um trecho da entrevista ontem. não o conhecia. muito bom o cara!
adoro análises políticas, históricas…porque nos fazem entender as ‘ligações perigosas’ entre os poderosos da Terra e os rumos que o mundo está tomando. agora vou atrás de seus livros.
24 maio, 2011 as 19:21
Adorei a entrevista !!
Jon Lee Anderson é um jornalista maravilhoso !!