PODCAST ISSO É FANTÁSTICO

Por Fantástico

Ficar doente fragiliza muito a gente. Ainda mais quando a doença é insistente, que não tem cura. Ou que parece que acabou, mas volta e debilita ainda mais quem já sofreu com remédios, tratamentos, dor, quem teve a esperança de ser saudável novamente, mas a doença se impôs.

Pacientes que se veem assim, no fim da vida, precisam de um olhar muito especial nesse dia a dia de tantos desafios, precisam de cuidados paliativos.

Este episódio do podcast ‘Isso é Fantástico’ aborda esse assunto difícil, mas necessário do que fazer diante de uma doença que vem e diz que o seu fim é breve. O que é e como funciona o tratamento paliativo? E o que a família, os amigos e os médicos podem fazer para apoiar alguém com esse diagnóstico?

Renata Capucci e a produtora Maria Scodeler recebem a Dra. Ana Claudia Quintana, geriatra e médica paliativista, especialista em cuidados paliativos. O trabalho dela junto aos pacientes foi acompanhado por uma reportagem do Fantástico.

“Pega a dor mais intensa que você já sentiu na sua vida. Agora, pensa que você vai ter que ficar com essa dor anos. Todo dia, toda noite. E você vai ter que ver um profissional de saúde dizendo: ‘Não posso dar remédio mais forte, porque vai viciar’. Aí você vai ficar viciada em dor? No cuidado paliativo, você precisa do médico. É conhecimento técnico médico, de trabalhar em equipe, de sustentar todo um suporte de complexidade para uma pessoa ser feliz. É para você estar feliz de estar viva apesar de ter uma doença grave”, destaca Ana Claudia Quintana.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!