A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que foram 2.866 casos de infecção pelo vírus da zika foram notificados até agora, no ano de 2016. Também foram notificados 27.030 casos de dengue no mesmo período.
Dos 2.866 casos de contaminação pelo vírus da zika, 63 já foram confirmados nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vila Velha e Vitória. Outros 782 estão em análise e 290 tiveram resultado negativo.
De acordo com a Sesa, de 22 de novembro até 12 de março, 96 suspeitas de microcefalia em bebês nascidos vivos, natimortos ou em gestação foram notificados. Destes, 84 permanecem em investigação, nove foram descartados e três foram confirmados para microcefalia.
A Sesa informou que todos os casos estão sendo investigados, mas alertou que a microcefalia pode ser causada por diversos agentes infecciosos além do vírus da zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.
Dengue
Também foram notificados 27.030 casos de dengue entre 3 de janeiro e 12 de março de 2016 no Espírito Santo. Destes, 308 são suspeitas da forma mais grave da doença, sete são mortes confirmadas por causa da doença e 17 são mortes que ainda estão sendo investigadas.