O palmito é um dos ingredientea fundamentais na torta capixaba, prato típico do Espírito Santo, e o carro-chefe da Semana Santa. O palmito in natura já tem locais para serem adquiridos na Grande Vitória. Confira onde comprar.
Vitória
A Prefeitura de Vitória definiu uma área próxima ao Tancredão e ao Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste, para receber a comercialização de palmito. A previsão é de que, a partir sexta-feira (18), o produto começa a ser vendido no local.
Cerca de 15 vendedores de palmito devem trabalhar na área, que é a única autorizada pela administração municipal para comercialização do produto. Haverá espaço para que caminhões estacionem em vagas específicas. Os expositores foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre).
A área, que já é tradicional entre os capixabas que buscam o produto na época do feriado santo, contará com tendas, caixas estacionárias para descarte de resíduos gerados pela atividade dos comerciantes e banheiros químicos. A venda ficou definida para ocorrer das 8 às 18h.
Serra
Anualmente, a Prefeitura da Serra disponibiliza pontos de apoio para o comércio de palmito no período que antecede a Semana Santa. O cadastro dos comerciantes do alimento está sendo concluído e a previsão é de que a venda no município seja iniciada ainda nesta semana.
Os pontos de comércio estarão distribuídos em cinco bairros da cidade. Em Parque Residencial Laranjeiras haverá a maior concentração da oferta em um espaço próximo ao Terminal Rodoviário. O produto poderá ser encontrado também em Serra Sede (na área da feira) e na ES-010, próximo à Maternidade de Carapina, em Jardim Limoeiro.
As áreas particulares onde o produto é ofertado ficam situadas em Jacaraípe, na avenida Abdo Saade e avenida Nossa Senhora dos Navegantes, e na BR-101, entrada para o bairro José de Anchieta.
A taxa paga pela permissão de uso é de R$ 116. Para a concessão de uso do espaço urbano é necessário também a nota fiscal do produto a ser comercializado.
Vila Velha
O palmito já está disponível para comercialização no único espaço autorizado pela Prefeitura de Vila Velha. A área fica nas proximidades da Rodovia da Darly Santos, no trecho entre o bairro novo México e o viaduto. Este é o segundo ano que a venda do talo é concentrada em um único ponto.
O local conta com espaço apropriado para descarga do palmito. Há banheiros hidráulicos, ou seja, equipados com caixas d’água e onde a limpeza é realizada de forma ambientalmente adequada, com caminhões adaptados para remoção dos resíduos. Postes de iluminação ainda estão sendo instalados para garantir mais conforto aos cidadãos.
Para evitar que o produto seja comercializado em outros locais, fiscais da Coordenação de Posturas estão circulando pela cidade a fim de orientar os comerciantes sobre o local adequado.
A venda do talo também está autorizada nas feiras livres da cidade. Aqueles que descumprirem a determinação e insistirem em vender palmito em outros locais terão o produto apreendido.
Viana
Em Viana o ingrediente da torta capixaba poderá ser encontrado próximo ao Posto Sete Belo, na BR, na entrada e dentro do bairro Marcílio de Noronha.
Guarapari
O palmito pode ser encontrado nas feiras livres do Centro, na rua José Barcelos de Matos, nos sábados e quartas, das 4h às 13h30; e de Muquiçaba, na rua Aristides Caramuru, nas quintas e domingos, das 5h30 às 13h.
Cariacica
De acordo com a Coordenação de Posturas, o setor já foi procurado para a comercialização de palmito em cinco pontos.
Em Campo Grande, no final da avenida Expedito Garcia, ao lado da delegacia, na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), ao lado do Corpo de Bombeiros, em Itacibá, em frente ao Supermercado Extrabom e ao lado dos Correios, em Porto de Santana, na rua Vale do Rio Doce.