24/12/2015 15h46 - Atualizado em 24/12/2015 15h46

Resultado de vendas de Natal deve ser acima do esperado no ES

Expectativa da Fecomércio-ES era de queda de 8%, mas deve ser de 3%.
Movimentação ainda era intensa nesta quinta-feira (24).

Leandro NossaDa CBN Vitória

Comércio abre mais de 2 mil vagas de emprego para fim de ano no Espírito Santo (Foto: Gabriel Lordêllo/ Arquivo A Gazeta)Vendas devme ser melhores que o esperado
(Foto: Gabriel Lordêllo/ Arquivo A Gazeta)

O resultado das vendas do comércio no período natalino no Espírito Santo vai ser melhor que o esperado, segundo a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Anteriormente, a expectativa era de queda de 8% nas vendas no comparativo com o ano passado. Mas, com o movimento acima do esperado, a projeção passou para um recuo de até 3%.

Reflexo dessa maior movimentação, nesta quinta-feira (24) o comércio de rua capixaba registrou grande procura. A tradicional busca de última hora pelos presentes marcou o Centro de Vitória, o polo de confecções da Glória, em Vila Velha, e os shoppings da Grande Vitória.

A enfermeira Adriana Endrich fez uma última corrida para as lojas nesta quinta, em busca de presentes que não puderam ser comprados nos últimos dias. Com a crise, ela reduziu as compras.

“Vim comprar o último presente para a minha irmã. Vim antes, mas não consegui achar muita coisa e hoje aproveitei. Todo o ano comprava uns quatro presentes para cada um lá em casa. Esse ano é um para cada um”, disse.

O mesmo fez a contadora Silvana Lessa, que comprou os presentes na última hora. “Vim fazer uma última compra do que estava faltando, não senti tanta diferença nos preços, mas é bom economizar”, afirmou.

A expectativa do presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, é que as vendas gerem um resultado melhor que o esperado.

“Estávamos trabalhando numa estimativa de cair 7% a 8% no comparativo com o ano passado. Mas a primeira quinzena de dezembro nos surpreendeu. Nossa avaliação inicial é que haja um recuo de apenas 3% a 4%, com resultado mais positivo do que imaginávamos“, avaliou.

Mas os resultados podem melhorar um pouco mais, já que o balanço do funcionamento das lojas até o fim do expediente do dia 24 não havia sido contabilizado.