Tomou posse na tarde desta quinta-feira (10) o novo corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o anos de 2016 e 2017. A nova diretoria começa a trabalhar em janeiro.
e 2017 (Foto: Thiago Guimarães/Secom)
Os conselheiros Sérgio Aboudib Ferreira Pinto, José Antônio Almeida Pimentel, Rodrigo Flávio Farias Chamoun e Domingos Augusto Taufner foram escolhidos para assumir os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor e ouvidor, respectivamente.
Em seu discurso de posse, o novo presidente Sergio Aboudib, disse que, apesar de reconhecer a forte crise financeira que o país vivencia, não concorda com reajustes de impostos e tributos no momento atual.
"A realidade de nosso país, com alta carga tributária e serviços de péssima qualidade, possui uma corrupção desenfreada, quase institucionalizada, que nos obriga a refletir. Não será aumentando impostos que acharemos saída para a crise em que estamos. Portanto, temos que nos questionar com relação aos gastos", ponderou.
Durante a cerimônia de posse, o atual presidente do Tribunal, Domingos Augusto Taufner, também estregou oficialmente o planejamento estratégico do TCE. O governador Paulo Hartung participou da solenidade, e elogiou a iniciativa do Tribunal em realizar um planejamento.
"É uma demonstração de profissionalismo e modernização das instituições públicas. Tenho certeza que o novo presidente vai transformar esse instrumento em um navegador das ações que serão realizadas por esta corte", disse o governador.
Nova diretoria
Sérgio Aboudib Ferreira Pinto - presidente
Sérgio Aboudib nasceu em Vitória. Ele é advogado formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e trabalhou por 16 anos na Prefeitura de Vitória, na liderança das Secretarias de Transportes, Serviços Urbanos e de Coordenação de Governo.
No Legislativo, trabalhou na Câmara de Vitória, na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional. Aboudib também foi chefe de Gabinete do Governo do Estado por dois anos e secretário-chefe da Casa Civil por cinco anos. Assumiu o cargo de conselheiro em outubro de 2009. Em 2011 assumiu a presidência da Corte em “mandato tampão”.
José Antônio Almeida Pimentel – vice-presidente
José Antônio Almeida Pimentel é natural de São José do Calçado (ES). Iniciou a carreira profissional em 1971, como servidor público do Poder Executivo de Ecoporanga. Na administração pública, atuou também como chefe de Gabinete do vice-governador do Estado do Espírito Santo, assessor técnico do Ministério da Fazenda, como secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Estado, e como deputado estadual. Em maio de 2010 assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.
Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun – corregedor
Natural de Brasília, Distrito Federal, Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun é graduado em Administração de Empresas. Foi vice-prefeito de Guarapari e secretário de Desenvolvimento, Infra Estrutura e Transportes e de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano no Governo do Estado. Em 2009 retornou à Assembleia Legislativa e ocupou a vice- presidência até 2010. Foi deputado estadual, saindo da presidencia da Casa em março de 2012, quando foi empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.
Domingos Augusto Taufner - ouvidor
Domingos Augusto Taufner é natural de Santa Teresa. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória. Tem pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino Consul time e é mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória.
Foi veredor de Vila Velha e ingressou através de concurso público no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo como procurador do Ministério Público de Contas, exercendo a função de procurador-geral. Em dezembro de 2011 foi empossado como conselheiro e é o atual presidente da Corte.