Vitória (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
A presidente Dilma Rousseff (PT) deve realizar uma visita ao Espírito Santo, na próxima quarta-feira (2), para a formatura de estudantes capixabas do Programa Nacional de Aceso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), segundo a assessoria da presidência da república. É a segunda visita da presidente ao estado depois de ser eleita, em 2010. Dilma sobrevoou as áreas alagadas pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo em dezembro de 2013.
Cerca de 1,2 mil estudantes vão receber a certificação dos cursos técnicos oferecidos pelo governo estadual. A cerimônia tem previsão de início para as 11h, em Vitória. O Pronatec ofereceu 18.486 vagas distribuídas por cursos de formação inicial e continuada, no Espírito Santo. Os cursos são gratuitos e oferecidos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
De acordo com o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), João Coser, ainda não se sabe o roteiro da visita da presidente. "A agenda ainda não foi fechada e deve ser divulgada na segunda-feira. Eu sei da vinda porque ela me contou no sábado. A expectativa em relação a visita é positiva, estamos aguardando há bastante tempo. A presença dela é importante, já que temos pouca presença das autoridades no estado", falou Coser.
Segundo o líder do PT, a visita não configura campanha eleitoral antecipada. "Ela está como presidente até o dia 5 de julho, então vem para cá como autoridade federal. Ela não vem com vínculo partidário, não está combinando nada eleitoral", disse Coser.
Chuvas
Dilma esteve no Espírito Santo em dezembro de 2013, quando fortes chuvas alagaram mais de 50 dos 78 municípios do estado. Na ocasião, a presidente sobrevoou as áreas alagadas da região Serrana por 40 minutos e voltou ao aeroporto de Vitória. Depois, fez reuniões com autoridades sobre o assunto.