18/10/2011 11h00 - Atualizado em 18/10/2011 11h03

Denuncie focos de dengue no ES

Só neste ano foram notificados 49.588 casos da doença.
Flagrou algum problema? Registre e envie fotos e vídeos.

Do G1 ES

Número de casos de dengue no Ceará é recorde. (Foto: Arquivo G1)Denuncie focos do mosquito da dengue no ES
(Foto: Arquivo G1)

Conhece algum provável foco de dengue no seu bairro? O que não faltam por aí são exemplos de descaso da população. Para ajudar na luta contra a dengue, o G1 abre espaço para a mobilização de quem mais pode colaborar: você! Envie fotos e vídeos para o VC no G1. É fácil! Basta acessar a página, fazer um rápido cadastro e anexar a sua imagem.

O número de casos de dengue tem aumentado no Espírito Santo.  Só neste ano foram notificados 49.588 casos, sendo 3.266 suspeitas da forma grave da doença, que são dengue com complicação e dengue hemorrágica. As informações são da Secretária de Saúde (Sesa).

Segundo a Sesa, neste ano, entre 2 de janeiro e 8 de outubro, foram 25 mortes confirmadas e cinco em investigação, contra 20 mortes em 2010. Os municípios com maior incidência da doença no mês de outubro são Viana, Piúma, Nova Venécia, Apiacá e Alfredo Chaves.

Como se prevenir?
Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
Tirar água dos vasos de plantas;
Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc;
Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.