Chope verde com Pilsen, Mojito com IPA ou milk-shake com Stout? Sim, usar cerveja para fazer drinks pode dar muito certo. Para o sommelier José Honorato, eles abrem a possibilidade de atrair um público ainda não habituado à bebida, o que ajuda a desenvolver a cultura cervejeira no país. Ele deu dicas de oito drinks fáceis de fazer em casa e que agradam a vários paladares.
Aprenda:
pode ser servido em eventos diurnos.
1 - Frühstück Weisse
Com nome alemão, o Frühstück Weisse é um drink leve, para quem gosta de refrescância, e vai bem em ocasiões e eventos que começam de manhã. Por exemplo, se você for receber seus amigos para um café da manhã especial, brunch ou algo similar, é certamente uma boa opção.
Ingredientes:
- 100 ml de suco de laranja natural
- Cerveja de estilo Witbier (de trigo)
Como fazer:
Coloque os 100 ml de suco em um copo e complete com a cerveja. Fácil, né? Mas é para ser assim mesmo: drinks acessíveis, rápidos e simples de serem feitos. Se você quiser dar uma cor especial, pode pingar algumas gotas de groselha ou Curaçau Blue.
espumante e cerveja de frutas vermelhas.
2 – Belgian Royal
Outro drink refrescante e fácil de ser montado, o Belgian Royal é uma bebida elegante, tomada em taça de espumante, perfeita para ocasiões mais luxuosas.
Ingredientes:
- 50 ml de espumante da sua preferência
- Cerveja Fruitbeer com frutas vermelhas
Como fazer:
Coloque os 50 ml de espumante na taça e complete com a cerveja. Além de muito gostoso e refrescante, a coloração do drink é linda.
3 – IPA Colada
Versão com cerveja da Piña Colada, também é um drink fácil de fazer, por ser apenas montado no copo.
Ingredientes:
- 50 ml de licor de abacaxi com base de cachaça
- Duas gotas de óleo de coco
- Cerveja IPA (Sugestão: Neste drink, foi usada uma IPA que leva rapadura)
Como fazer:
Em um copo de 300 ml, coloque duas gotas de óleo de coco para dar o aroma da fruta ao drink. Depois, derrame 50 ml de licor de abacaxi com base de cachaça e complete com a cerveja.
esverdeado e mais amarelado.
4 – Chope verde
Ainda em clima de St. Patrick, o chope verde costuma ser um drink mais doce do que os outros. Se você não gosta tanto da doçura, utilize uma cerveja mais amarga.
Ingredientes:
- 30 ml de licor de kiwi
- Cerveja Pilsen
Como fazer:
Coloque os 30 ml de licor de kiwi em um copo. Depois, complete com cerveja. O sommelier José Honorato explica que, geralmente, a bebida é feita com licor de menta. Neste caso, o licor de kiwi é uma alternativa para um sabor mais leve. Por isso, a bebida fica com coloração mais amarelada do que verde. Se você quiser, pode optar pelo licor de menta.
creme de leite, cerveja e noz moscada.
5 – Alexander
Versão “cervejeira” do original drink Alexander. Neste caso, você vai precisar de uma coqueteleira e também vai usar uma pedra de gelo. É um drink mais elaborado, mas não chega a ser difícil.
Ingredientes:
- 15 ml de creme de leite com pouca gordura (para não talhar)
- 1 pedra de gelo
- Noz moscada
- Pau de canela
- Cerveja sem estilo, as chamadas specialt beer (Neste drink, foi usada uma cerveja lager, e doce, à base de canela)
Como fazer:
Em uma coqueteleira, coloque 15 ml de creme de leite com pouca gordura, 100 ml da cerveja que você está usando, uma pedra de gelo e chacoalhe. Coloque essa mistura dentro de um copo semelhante aos usados nos Alexander originais (veja na foto). Complete com cerveja. Por fim, rale noz moscada em cima e decore com pedaços de pau de canela. Uma dica: a quantidade de noz moscada vai influenciar no sabor do drink, então coloque um pouco, prove e coloque mais, conforme seu gosto.
com base cítrica.
6 – Mojito
Também aqui uma versão com cerveja de drinks clássicos: o Mojito. Não precisa usar coqueteleira, é um drink montado direto no copo. Para deixá-lo mais bonito e com cara de drink de festa, você pode fazê-lo em copos altos, daqueles semelhantes aos usados em bares.
Ingredientes:
- Folhas de hortelã
- Açúcar
- 50 ml de rum
- Cerveja IPA clássica, com característica cítrica
Como fazer:
Coloque já no copo em que vai servir o drink uma colher de açúcar, depois as folhas de hortelã e depois mais uma colher de açúcar por cima. Aperte levemente com um macerador para a hortelã soltar o aroma e sabor. Em seguida, coloque 50 ml de rum. Complete com a cerveja.
combina com carnes vermelhas.
7 – Buster de whiskey
Esse drink é para quem gosta de sentir o gosto de defumado. É mais forte e harmoniza com churrascos, hambúrgueres e outros pratos com carne.
Ingredientes:
50 ml de whiskey
Quatro gotas de pimenta
Cerveja defumada
Primeiro, coloque a dose de uísque no copo. Depois, pingue quatro gotas de pimenta. Se você gosta de comidas e bebidas apimentadas, pode colocar um pouco mais. Depois, complete o copo com a cerveja defumada. É importante seguir a ordem dos ingredientes, pois a cerveja por último serve para misturar a pimenta com toda a bebida. Colocando a pimenta por último, você corre o risco de deixar o toque picante apenas no início do drink.
base de chocolate.
8 – Milk-shake de cerveja
O milk-shake de cerveja pode ser bebido em qualquer hora do dia e combina bem com chocolates, frutas e doces. Ideal para um lanche da tarde com amigos.
Ingredientes:
Sorvete de creme
Cerveja Stout, à base de chocolate
Como fazer:
Coloque três bolas de sorvete de creme e 150ml da cerveja no liquidificador. Bata conforme sua preferência para deixar mais grosso ou mais fino. Depois, é só servir e completar o resto do copo com a cerveja.