Por g1 ES


Motorista com placa de carro pintada à mão é flagrado por agentes de trânsito Vitória. — Foto: GMV

Um motorista foi flagrado dirigindo um veículo com a placa dianteira pintada à mão, em Vitória, nesta segunda-feira (23). O ‘detalhe’ não passou despercebido por uma equipe da Guarda Civil Municipal, quando o homem parou em um semáforo.

Durante a conversa e a solicitação dos documentos, foi descoberto que não só a placa estava em desacordo com a legislação de trânsito. O licenciamento do carro e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista estavam vencidos, essa última desde 2018.

Os pneus também estavam carecas. O nome do motorista não foi divulgado. A guarda não informou se o mootorista era o proprietário do veículo.

Motorista com placa de carro pintada à mão é flagrado por agentes de trânsito Vitória. — Foto: GMV

Observando a imagem da placa é possível ver que foi parafusada no pára-choque do veículo e que a escrita à tinta replica a cidade e a identificação da placa traseira.

A equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento na região da Praça Costa Pereira, no Centro da capital, quando visualizou a situação.

“O veículo parou no semáforo e, assim que olhamos, percebemos que a placa dianteira estava pintada à mão. De imediato realizamos a abordagem ao veículo e, além da placa, descobrimos outras irregularidades”, descreveu o Inspetor Josenildo, do Setorial 1 da Gerência de Operações e Fiscalizações de Trânsito (Goft).

LEIA TAMBÉM:

O condutor recebeu quatro autos de infração e teve o veículo removido para o pátio. O g1 não conseguiu contato com o proprietário do veículo e o espaço segue aberto para manifestação.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

O artigo 221 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trata das infrações de trânsito relativas às placas de identificação de um veículo. É proibido portar placas de identificação em desacordo com as especificações do CONTRAN, confeccionar, distribuir ou colocar placas de identificação não autorizadas.

Infrações incluem:

  • Placa sem a tarjeta de identificação do município de registro
  • Placa fantasia
  • Cores do fundo da placa ou dos dígitos diferentes do previsto
  • Tamanho de placa irregular
  • Placa com o lacre rompido

As penalidades para esta infração são desde multa, retenção do veículo para regularização e apreensão das placas irregulares. Segundo o CTB, é responsabilidade do proprietário do veículo garantir que as placas de identificação estejam em conformidade com as especificações legais.

Trafegar com veículo em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração média com multa.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!