Jacaré encontrado morto em praia no ES chama a atenção de banhistas
Uma cena chamou a atenção dos banhistas que estavam na praia de Piúma, no Sul do Espírito Santo, neste domingo (22). Um jacaré foi encontrado na areia e, segundo testemunhas, já estava morto quando foi levado pela água do mar até a areia.
O animal apareceu por volta das 16h. Vídeos gravados no local mostram que a praia ainda estava cheia.
Em um dos flagrantes, um homem aparece abrindo a boca do animal. Em outro momento, um homem aparece carregando o animal e solta o jacaré próximo ao calçadão.
Jacaré encontrado morto em praia de Piúma chama a atenção de banhistas — Foto: Redes Sociais
Rio deságua no mar
A suspeita dos moradores da região é que o réptil tenha sido trazido pelas águas do Rio Novo, que deságua próximo ao local.
Segundo o biólogo Luciano Cabral, a presença de jacarés nas praias não é comum, mas pode acontecer quando há outros ecossistemas, como manguezais, em áreas próximas.
Luciano explicou que a recomendação para a população é manter distância e não alimentar animais silvestres como jacarés e capivaras, além de entrar em contato com os órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental.
A Prefeitura de Piúma e a Polícia Militar Ambiental foram procuradas para comentar o caso, mas não responderam até a publicação desta reportagem.
Em casos de emergência, a Polícia Militar Ambiental pode ser acionada através do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), pelo número 190, e denúncias também podem ser feitas via Disque-Denúncia, no 181.