Educação

Por Ana Elisa Bassi, Kaíque Dias, g1 ES e TV Gazeta


Aposentado de 84 anos volta a estudar e se prepara para o Enem

Aposentado de 84 anos volta a estudar e se prepara para o Enem

Nascido em Portugal, no dia 13 de março de 1940, João Guerra Pinto, de 84 anos, veio para o Brasil ainda adolescente, aos 15 anos, para ficar com o pai e a família, e também trabalhar. As condições de vida nunca possibilitaram que ele estudasse, pelo menos não até agora.

Aposentado desde o final da década de 1980, seu João também foi dono de um bar a maior parte da vida, no Centro de Vitória, onde também mora. Foi assim que sustentou a família, criou os quatro filhos e oito netos. Até que resolveu parar de trabalhar. Com mais tempo livre, colocou em prática a máxima que diz que "nunca é tarde para começar".

"Há três anos, quando eu tive a ideia de parar e passar o bar para um neto, eu fiquei livre, com tempo para poder estudar, o que sempre foi um sonho!", revelou.

João Guerra Pinto vai fazer a prova do Enem em 2024, aos 84 anos. — Foto: Kaique Dias

O aposentado se matriculou em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluiu o ensino médio este ano. Agora, o próximo plano é testar os seus conhecimentos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no final do ano.

A advogada Rosa Maria Gomes Pinto, filha do João, se assustou com a ideia no começo, mas logo tomou providências para auxiliar no desejo do pai.

"Chegou o mês passado e ele falou: 'Terminei, me formei, tá aqui o meu diploma!'. Eu falei: 'Que ótimo, parabéns, vamos comemorar!'. Mas o que eu ouvi de volta foi ele dizendo que agora faria o Enem! [...] Peguei as apostilas do meu filho que ainda estavam lá em casa e trouxe para ele, para dar suporte no estudo", lembrou a filha.

Preocupação com a redação

'Enquanto eu estiver vivo vou procurar ficar ocupado!', diz candidato ao Enem de 84 anos no Espírito Santo. — Foto: Kaique Dias

Desde o anúncio de que iria fazer o exame, seu João passa a maior parte do tempo em casa, estudando até 4 horas por dia. Segundo ele, o foco principal é se preparar para a redação. E, para isso, a professora Eliana Senna Bof, que dá aulas há mais de 50 anos, foi chamada para reforçar a preparação do candidato.

"O meu filho mais novo e o mais velho fizeram aula com ela de redação. Um tirou 980 e, o outro, 960 em um total de 1000. Então, eu não tive dúvidas de que seria a hora de acionar a Tia Eliana novamente!", lembrou Rosa Maria orgulhosa dos filhos e também do novo candidato da família.

A missão dada a Eliana gerou também uma relação de amizade e admiração.

"O seu João para mim é uma força, um personagem de garra, de competência e, sobretudo, de crença, de acreditar que tudo é possível", falou a professora Eliana.

'Velhinho inteligente'

'Enquanto eu estiver vivo vou procurar ficar ocupado!', diz candidato ao Enem de 84 anos no Espírito Santo. — Foto: Kaique Dias

A esposa dele, que também aposentada, Rosa Maria Gomes Pinto, é casada com João há quase 60 anos e revelou que o desejo de aprender não é novo.

"Quando ele falou que iria fazer o Enem, eu dei força. Quando ele começa a estudar, esquece de tudo. Ele é inteligente, é um velhinho inteligente, ele gosta de estudar!", garantiu a esposa e também uma das maiores incentivadoras.

Demonstrando que tudo tem o seu tempo e a importância é correr atrás de um sonho, seu João não descarta a faculdade, dependendo do resultado que alcançar no exame.

João Guerra Pinto vai fazer a prova do Enem em 2024, aos 84 anos. Espírito Santo — Foto: Kaique Dias

"Tenho disposição para tudo, isso me traz muita alegria. Pode vir uma faculdade amanhã? Pode! Enquanto eu estiver vivo, vou procurar ficar ocupado! Vou desperdiçar o tempo?! [...] A área de tecnologia é a bola da vez, eu acho que eu poderia tentar algo nesse sentido, aprender a tirar proveito dos equipamentos que a gente já usa no dia a dia, algo que me permita trabalhar por conta própria e, quem sabe, ganhar um trocadinho e pagar as despesas!", contou cheio de planos.

Dicas para se preparar para a redação

Folha de rascunho da Redação do Enem. — Foto: g1

O g1 conversou com uma professora de redação para saber quais são as principais dicas que podem ser praticadas pelo Seu João e por qualquer outro candidato preocupado com essa avaliação que vai acontecer daqui a pouco mais de quatro meses.

Na avaliação da professora Isabella Colmanetti, não é interessante apostar em assuntos específicos e sim investir em estudos por eixos temáticos.

"O Enem trabalha com uma gama de possibilidades, que vão desde problemas urbanos, meio ambiente, questões de minorias. Tentar adivinhar o tema da prova pode ser uma aposta arriscada, você pode tanto chegar muito perto como passar longe. Se você faz o estudo por eixos temáticos acaba sendo mais produtivo, abrindo mais o repertório, contribuindo até com o uso da coletânea de textos que a prova disponibiliza", explicou a professora.

Ainda de acordo com Isabella, além de estar informado sobre o que está acontecendo e conseguir observar a sociedade, é fundamental que o candidato tenha conhecimento da estrutura do texto dissertativo, para conseguir desenvolver da maneira correta o repertório.

"Ideias mais subjetivas, em primeira pessoa, não se adequam nesse tipo de texto. É preciso ter um ponto de vista crítico, com linguagem impessoal, que consiga mobilizar introdução, desenvolvimento e proposta de intervenção para solucionar problemas debatidos no texto", disse.

João Guerra Pinto vai fazer a prova do Enem em 2024, aos 84 anos. Espírito Santo — Foto: Kaique Dias

Dicas da professora de redação:

  • Boa leitura de coletânea;
  • Escrever redação semanalmente;
  • Ter um processo de revisão do que é feito, avaliar o que está errando mais e menos;
  • Investir no tempo de revisar o texto antes de mandar para correção e, inclusive, no dia do Enem;
  • Conhecer a estrutura do texto dissertativo;
  • Ler, ouvir podcast, trabalhar com atualidades, se informar.

As orientações da professora Isabella já estão sendo seguidas pelo Seu João e pela Tia Eliana, como, por exemplo, a importância de escrever com frequência e correção.

"Ela sabe o que faz e eu obedeço. As nossas aulas acontecem uma vez por semana, ela sugere o tema em uma aula, eu faço, entrego para correção no encontro seguinte e já recebo outro. Tenho que treinar para melhorar", disse o candidato.

LEIA TAMBÉM:

EJA na Grande Vitória

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, que tem como objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e não tiveram a oportunidade de estudar.

Na Grande Vitória, as matrículas para alunos interessados - assim como o seu João fez - ficam abertas durante todo o ano, para facilitar o acesso ao programa. Podem se inscrever jovens acima dos 15 anos.

Atualmente, mais de 4 mil pessoas estão cursando o EJA na Grande Vitória, apenas nas cidades de Cariacica, Serra e Vila Velha.

Confira:

Cariacica

Educação de Jovens e Adultos (EJA) Cariacica. — Foto: Divulgação/PMC

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oferecida em 12 escolas do município. Em 2024, no início do ano letivo foram realizadas matrículas de 847 alunos. Atualmente esse número está em 1.143 alunos.

As matrículas permanecem abertas ao longo de todo o ano, permitindo que interessados se inscrevam em qualquer período do ano letivo, essa abordagem visa a remover barreiras tradicionais de ingresso, possibilitando que jovens e adultos tenham acesso à educação de forma mais acessível.

Serra

Educação de Jovens e Adultos (EJA) Serra. Espírito Santo — Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Doze escolas municipais ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Serra, no turno noturno, e estão matriculados 1527 alunos. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 17h50 às 22h. O modelo é semestral, ou seja, o estudante completa uma série a cada seis meses.

Todos os estudantes têm acesso à alimentação escolar, uniforme, acervo de livros, salas climatizadas, aulas diversificadas com suporte tecnológico e inclusão digital, por meio da plataforma gamificada Jovens Gênios. Pode se inscrever quem tem mais de 15 anos e não concluiu o Ensino Fundamental. Na rede municipal da Serra, a EJA oferta o Ensino Fundamental completo, do 1º ao 9º ano, no turno noturno.

Vila Velha

Educação de Jovens e Adultos (EJA) Vila Velha. Espírito Santo — Foto: Divulgação/PMVV

A rede municipal de ensino de Vila Velha disponibilizou, para este ano de 2024, a oferta de 3.385 vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente há 1.658 alunos matriculados nessa modalidade de ensino. As matrículas para a EJA podem ser efetuadas durante todo o ano. As vagas estão distribuídas em 13 escolas, que abrangem as cinco regiões do município.

Vitória

Educação de Jovens e Adultos (EJA) Vitória. Espírito Santo — Foto: Divulgação/PMV

Na capital, a partir dos 15 anos, as pessoas podem ser atendidas pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada em 13 unidades de ensino no turno noturno.

A Secretaria Municipal de Educação realiza busca ativa, desde o contato por telefone até chamadas públicas, em parceria com as unidades de ensino da capital, para tentar localizar possíveis alunos. Não foram informados quantos alunos são atendidos atualmente.

Cronograma Enem 2024

Pedido de taxa de isenção no Enem 2024 vai até o dia 26 de abril — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Provas: 3 e 10 de novembro
Gabarito oficial: 20 de novembro
Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Mais informações podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!