Educação

Por Vinicius Colini, g1 ES e TV Gazeta


Mais de 10 pessoas que moravam nas ruas começaram a estudar no Ifes em 2023

Mais de 10 pessoas que moravam nas ruas começaram a estudar no Ifes em 2023

Quando as pessoas ganham oportunidades, elas podem mudar de vida. Foi o que aconteceu com 14 ex-moradores em situação de rua de Vitória. Até então sem perspectivas de futuro, elas foram acolhidas, levadas para abrigos da Grande Vitória e inseridas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A elas foram dadas oportunidades para estudar.

População em situação de rua que ainda não havia concluído o ensino fundamental teve a chance de finalizar os estudos através do programa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Depois dessa etapa, essas pessoas fizeram inscrição para ingressar no Ifes e conseguiram entrar na instituição de ensino.

Ex-moradores em situação de rua ingressam no Ifes, no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os 14 ex-moradores pessoas cursam tanto o ensino médio quanto um curso técnico da preferência de cada aluno. Entre as opções de formação, há cursos na área de Segurança do Trabalho, Turismo ou Metalurgia. Depois da conclusão, eles saem preparados para voltarem ao mercado de trabalho.

Denerval Cardoso é um dos atuais estudantes do Ifes. Ele conta que sua vida mudou por completo. Antes, convivia com vícios e o que tinha era apenas um banco de praça para dormir, em Vitória. "Passei fome, tomei chuva. Dormia debaixo de uma ponte, de um viaduto, de uma marquise", contou.

Denerval morava nas ruas, mas agora está estudando no Ifes, no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Depois de ser acolhido e passar em uma clínica, Denerval começou a viver em um abrigo e voltou aos estudos. Ele concluiu as atividades no EJA e se formou no ensino fundamental. Mas ele não parou por aí. Agora, está cursando Segurança do Trabalho no Ifes. "Tô muito feliz de estar aqui no instituto. É uma felicidade estar aqui", reforçou.

Ex-moradores de rua retornam à sociedade e ao mercado de trabalho

Professor do Ifes, Antelmo da Silva disse que a educação é fundamental para a transformação social — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Para além do mercado de trabalho, o estudo oferece a essas pessoas a oportunidade de ter sua educação formal, se reinserir na sociedade e reencontrar novos caminhos, como destacou o professor do Ifes, Antelmo da Silva.

"A escola é um caminho, é uma comunidade onde essas oportunidades vão surgir. A gente vai experimentar diversas visões de mundo, de pessoas com histórias diferentes, professores com histórias diferentes, e a gente vai se permitir abrir uma janela. Uma janela para que você possa ter um outro olhar sobre um determinado tema", falou.

O estudante de Hospedagem Jurandir Parrilla, de 67 anos, por exemplo, enxerga essa oportunidade de outra forma.

Jurandir, de 67 anos, está estudando no Ifes, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"O curso vai demorar três anos e meio. Eu vou estar com mais de 70 anos. Então, eu não estou almejando trabalhar, mas é um aprendizado também", enfatizou.

Mais de 400 pessoas se encontram em situação de rua

De acordo com dados da Prefeitura de Vitória, mensalmente, 420 pessoas são catalogadas em situação de rua, sendo que 225 vivendo nas ruas e 195 já sendo atendidas em um dos vários abrigos da Capital.

Ifes oferece oportunidades — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destacou que o trabalho vai além do ensino. Buscam também outras políticas públicas para oferecer para essas pessoas, como saúde, por exemplo.

"Quando a gente faz esse acolhimento, a gente tenta fazer o link com outras políticas públicas que essas pessoas necessitem. Existem espaços nossos que possuem salas de educação de jovens e adultos e eles recebem todo o apoio", comentou.

Campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Colatina — Foto: Divulgação/ Ifes

* Texto produzido por Vitor Gregório, aluno do 26º Curso de Residência em Jornalismo. Este conteúdo teve orientação e edição de Juirana Nobres.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!