Escola virtual e gratuita de economia criativa vai conectar jovens, profissionais e empresas — Foto: Divulgação
Uma escola virtual de economia criativa que oferece cursos gratuitos e oportunidades de trabalho para jovens em vulnerabilidade social. Essa é a proposta da co.liga, lançada nesta sexta-feira (12).
A iniciativa é uma parceria da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e vai mobilizar criadores, produtores de conteúdo, coletivos e empresas de todo o país.
“O acesso dos jovens ao mercado de trabalho é um grande desafio e a pandemia piorou a situação. A co.liga oferece opções de qualificação profissional mais livres, em sintonia com a cultura digital. É um lugar de encontros, de fortalecer esses jovens pelos caminhos da cultura, da arte, da inovação”, explica João Alegria, gerente geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.
João Alegria é gerente geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho e ajudou na criação do projeto — Foto: Divulgação
Além de contribuir para a formação dos jovens, o projeto quer ajudar na conexão com oportunidades de trabalho e negócios.
“As aulas respeitam o ritmo de aprendizado de cada um. Conforme o jovem participa e conclui os cursos, passa a ter acesso a outras funcionalidades da plataforma, como mentorias, editais exclusivos e oportunidade de trabalho”, conta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI).
Co.liga: escola virtual de economia criativa conecta jovens, profissionais e empresas
Inscrições gratuitas
A lista dos cursos e as inscrições estarão disponíveis a partir da próxima terça-feira, 16, no site coliga.digital. São 37 cursos livres de curta duração em cinco áreas da economia criativa: patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais. Veja abaixo a lista completa.
O conteúdo das aulas foi desenvolvido por nomes reconhecidos em suas áreas. O músico e apresentador China Ina criou três cursos: "Estúdio em casa - produzindo música sem sair do quarto", "Música eletrônica – do sample ao beat" e "Produção musical: o técnico do time".
"Eu acredito muito na transformação pela educação. O projeto é gigantesco, vai chegar a muita gente que precisa. Eu tive que aprender tudo na raça, não tive acesso a esse tipo de curso. E hoje tem todas essas opções maravilhosas", diz China.
O músico China criou 3 cursos para a co.liga — Foto: Pamella Gachido
Ao fazer a inscrição, o estudante escolhe sua trajetória e acessa o conteúdo quando e onde puder, por celular ou computador. Para ajudar quem não tem acesso à internet, nem meios para acessar os cursos, o projeto está fazendo parcerias com ONGs e com a Secretaria da Juventude de vários estados, que vão ceder locais físicos para quem estiver matriculado na co.liga.
Sem tempo pra perder
“Quem tem fome tem pressa. O jovem em situação de vulnerabilidade não tem muito tempo de fazer uma longa trajetória de estudos para depois conseguir dinheiro. Existe uma urgência, por isso, pensamos em cursos para ajudar esse jovem a colocar sua produção na rua o mais rápido possível”, conta Alegria.
Para a OEI, a co.liga nasce a partir do reconhecimento da capacidade criativa do jovem brasileiro.
“Temos uma potência que gera fenômenos e expressões culturais de dimensão internacional e que se sobrepõem ao fenômeno de desigualdade social no país. Acreditamos na economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento e apostamos nas juventudes”, diz Raphael.
Raphael Callou, da OEI, acredita que a economia criativa é uma estratégia de desenvolvimento para os jovens — Foto: Divulgação
Evento de estreia
Um evento no Museu de Arte do Rio, chamado co.ligaFEST, vai marcar o lançamento e terá transmissão ao vivo no g1, nesta sexta-feira, às 18h. Com apresentação dos músicos China Ina e Negra Jaque, o festival terá atrações como dança, poesia e debates sobre a economia criativa e sua importância como possibilidade de inclusão produtiva das juventudes.
Confira a lista dos 22 cursos disponíveis a partir do dia 16. Até o final do ano, serão disponibilizados mais 15 opções:
- Projetos culturais: um percurso para viabilizar suas ideias
- Produção de festivais e eventos culturais
- Nos bastidores da criação audiovisual: do roteiro à edição
- Estúdio em casa - produzindo música sem sair do quarto
- Escrita de projetos culturais: como colocar suas ideias no papel
- Comunicação digital para projetos culturais
- Empreendendo na economia criativa
- Elementary! Inglês para curiosos e criativos
- Somos latinoamérica: uma viagem para desembaraçar o portunhol
- Democratização do acesso aos setores criativos
- Direitos culturais: um papo reto sobre o tema
- Bom de trato - edição, tratamento e manipulação em fotografia
- A luz de todo dia - princípios da iluminação em fotografia
- Diga lá, fotografia! A linguagem visual
- Podcast: da ideia ao streaming
- Infográficos: como contar histórias visuais com dados
- Contar histórias com imagens e sons: introdução ao roteiro audiovisual
- É mais que cinema: ampliando o seu olhar sobre o audiovisual
- Cinema de gambiarra: produzindo vídeos criativos com cara de cinema
- Música eletrônica - do sample ao beat
- Museu do território: o museu do seu pedaço
- Música produção musical: o técnico do time