Menos 30 Fest

Por g1


Samantha Almeida foi uma das convidadas do Grandes Encontros — Foto: Reprodução

O segundo dia do Menos30 Fest colocou convidados e público para pensar em negócios do futuro. Se o tema da quarta-feira (10), era inovação & tecnologia, o papo não poderia ser outro, das exigências do mercado ao que se espera de pessoas, empresas e organizações nos próximos anos.

A importância da presença digital foi assunto desde a manhã, quando uma das quatro oficinas do dia abriu a programação. Teve ainda muita franqueza no “Falas Afiadas” e um debate sobre equidade, representatividade e proporcionalidade no ‘Grandes Encontros”. A premiação da Trampay como startup vencedora da Batalha de Pitch fechou a programação, transmitida pelo g1 e página do g1 no Youtube.

A programação do segundo dia do Menos30 Fest abriu pela manhã, com a primeira oficina “Negócios para para o futuro – do sonho à realidade", oferecida pelo Sesi/Senai. Divididos em salas, os participantes puderam se aprofundar em áreas relacionadas ao universo digital, como produção de vídeos para o Youtube, desenvolvimento de novos negócios digitais e como alavancar as vendas com ferramentas tecnológicas.

As oficinas seguiram no turno da tarde, com mais três aulas online de capacitação. A Rock Content ofereceu a oficina “Como fortalecer sua presença online e gerar oportunidades de crescimento'' e ensinou os caminhos para criar presença digital e crescer.

Interessados em fortalecer presença online lotaram oficina da Rock Content — Foto: Reprodução

Na oficina “Como validar a sua ideia e criar uma startup”, a Junior Achievement ensinou os caminhos para quem tem uma ideia, mas não sabe onde começar, com aprendizagem na prática.

Na outra aula virtual da tarde, oferecida pela psicóloga e pesquisadora Camila Bertelli, o tema foi “O futuro é feminino - Negócios, empreendedorismo e a agenda ESG”. Entre os temas, como empreender com responsabilidade e valores da nova economia.

“As redes sociais ajudam a criar relevância e a criar relacionamento com o cliente”. – Lorena Duarte, publicitária e monitora em oficina do Senai.

GRANDES ENCONTROS

No segundo dia do palco ‘Grandes Encontros’, a apresentadora Titi Müller recebeu a diretora de criação da Globo, Samantha Almeida; a cantora e compositora Raquel Virginia; e a especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai, Adriana Barufaldi. Pela telinha, o músico Evandro Fióti entrou ao vivo e completou o time que entrou em cena para tratar do tema “Para sobreviver no futuro, quanto mais humano melhor!”.

Temas como proporcionalidade, equidade, inclusão e representatividade entraram na pauta, que não se limitou a falar de futuro. Se a preocupação é com o que vem pela frente, todos concordaram que é preciso agir no presente. Nesse contexto, a forma como as empresas lidam com a diversidade foi um dos fios condutores do debate.

“A sustentabilidade precisa passar pelo viés humano. Não existe sustentabilidade se dentro dela não tiver equidade e proporcionalidade. Esse é o futuro, e é um futuro brilhante”. – Raquel Virginia, cantora e compositora.

“Grandes Encontros” recebeu quatro convidados na noite desta quarta — Foto: Reprodução

No segundo episódio do quadro “Fest pelo Mundo”, a empreendedora Monique Evelle visitou Austin, capital do Texas, um lugar de encher os olhos para quem é apaixonado por soluções tecnológicas e empreendedorismo. Em visita ao Google for Startups, ela conversou com o mentor do programa, Bruno Rodrigues, e destacou a importância das conexões no universo empreendedor.

“Se você está começando sua startup agora, se conecte com mentores e outros empreendedores que poderão te ajudar”. – Monique Evelle, consultora de inovação e jornalista.

Monique Evelle visitou pólo de tecnologia no segundo episódio de Fest pelo Mundo — Foto: Reprodução

BATALHA DE PITCH

Mais três startups entraram em ação no segundo dia do Menos30 Fest, desta vez para disputar R$ 25 mil na categoria “Empregabilidade, diversidade e inclusão”. E quem levou a melhor, com 54,41% da preferência do público, foi a Trampay.

Comunicador social, fundador e CEO da startup, Jorge Júnior mostrou como a plataforma de benefícios para trabalhadores informais, como entregadores e motoristas de aplicativo, tem restabelecido a dignidade no trabalho. Na disputa pelo prêmio também estavam a Afroimpacto, apresentada por Tamila dos Santos, e Gastronomia Periférica, defendida por Adélia Rodrigues.

Projeto defendido por Jorge Júnior levou a melhor na Batalha de Pitch — Foto: Reprodução

No "Falas Afiadas", a empreendedora Bianca Andrade, a Boca Rosa, e o publicitário Felipe Silva, ativista e empreendedor, bateram um papo franco sobre altos e baixos por trás do sucesso. Nascidos em comunidades, os dois contaram como construíram suas trajetórias e como lidam com as dificuldades ao longo da jornada.

“A vida de empreendedor é uma vida muito arriscada, a gente pensa grande, muitas vezes não vai dar certo, e tudo bem”. – Bianca Andrade, empreendedora e influencer.

Felipe Silva e Boca Rosa bateram um papo franco no Falas Afiadas — Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

Além de participar das oficinas e conferir a agenda dos três dias do Menos30 Fest, os participantes podem aprender muito em mais de 80 cursos de educação empreendedora e bem-estar, oferecidos por diferentes parceiros do festival. E as aulas, disponíveis gratuitamente, podem ser consumidas até dia 28 de novembro O público ainda pode se inscrever em bolsas de estudos da Curseria – são 5 mil bolsas integrais, distribuídas em 13 cursos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!