As 10 questões mais difíceis do vestibular 2016 da Fuvest tiveram suas resoluções apresentadas nesta segunda-feira (30) durante programa do G1. A prova da primeira fase foi aplicada neste domingo (29).
O #TOP10 foi comentado pelos professores Renan Garcia Miranda, coordenador do Anglo, e Gilberto Alvarez, diretor executivo do Cursinho da Poli.
O gabarito oficial e o caderno de provas foram divulgados no domingo à noite pela coordenação do vestibular. O resultado da primeira fase sai no dia 21 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2016.
Vejam as dez questões eleitas pelos professores como mais difíceis (prova V). Elas estão na ordem decrescente.
10ª Questão 78 – Países em que o português é a língua oficial
Renan Garcia Miranda, coordenador do Anglo, comenta sobre a questão 78, da prova V. "Não é uma questão contextualizada. Não é a cara da prova, talvez seja a pior questão. É um deslize", diz. A resposta é a alternativa c: Angola, Moçambique e Cabo Verde.
9ª Questão 11 – Solução com soda cáustica em pH9
Gilberto Alvarez, diretor executivo do Cursinho da Poli, comenta a questão 11, da prova V. Ele afirma que o aluno deveria se lembrar do conceito de pH e ficar atento ao enunciado. "Não quer o volume final, e sim o adicional", afirma. A alternativa correta é "e".
8ª Questão 75 – Transformações advindas da pólis grega
Renan Miranda comenta sobre a pergunta 75, da prova V. "É um volume muito grande de texto para uma prova de história. Os textos estavam muito longos e, como nessa questão, isso foi desnecessário", afirma. Ele diz que a pergunta apresenta uma discussão básica da disciplina e declara que as alternativas erradas estariam ingênuas, podendo ser eliminadas mesmo sem a ajuda do texto. A resposta é 'e'.
7ª Questão 12 – Razão entre as distâncias entre Terra, Lua e Sol
"Se o aluno teve o esforço de interpretar o fenômeno, não teve grandes dificuldades", afirma o professor Gilberto, sobre a questão 12 da prova V. Ele diz que é possível resolver por eliminação, apenas descobrindo o ângulo alfa. Uma regra de três bastaria para chegar à resposta certa, "e".
6ª Questão 54 – Capitães de Areia e o Modernismo no Brasil
O professor Renan comenta sobre a pergunta 54, da prova V, que aborda o livro Capitães da Areia. "É fácil imaginar um estudante que não tenha lido o livro e que consiga, pelos conhecimentos de história do Brasil, responder. A prova precisa receber várias formações dos alunos", diz. Saber do posicionamento político do autor, Jorge Amado, já ajuda o candidato a chegar à resposta, "b".
5ª Questão 01 – Saldo da conta de Brás Cubas
Sobre a pergunta 1, da prova V, o professor Gilberto diz: "É uma questão sobre conversão de unidade de moeda. Vou usar potência de 10 para resolver de maneira simplificada." Ele ressalta a importância dos dados escritos no retângulo, depois das alternativas. A resposta correta é "d". "É trabalhosa", conclui.
4ª Questão 79 – Interpretação de documento visual (flatulência)
"Não dá para imaginar alguém fazendo uma universidade sem saber interpretar imagens", afirma o professor Renan. Ele diz que é importante ler a legenda da charge, presente na questão 79 da prova V, para entender que se trata do governo inglês. "O cetro, que aparece como tridente, representa algo demonizado. É uma caricatura do governante", comenta. A alternativa correta é "b".
3ª Questão 35 – Localização de aerogerador
A questão 35, da prova V, fez com que alunos reclamassem da resolução do mapa, conta o professor Gilberto. " É preciso ler as legendas dele e ver o que o gráfico diz", explica. O estudante teria de se lembrar do conceito de potência e da localização dos estados brasileiros. A alternativa correta é a "b".
2ª Questão 65 – Charge sobre Estados Unidos e Cuba
A questão 65 da prova V é "medalha de ouro", a melhor da parte de humanas, de acordo com o professor Renan. O candidato precisaria formular a legenda para a imagem e estar por dentro de temas atuais, referentes à relação entre EUA e Cuba. "É o tipo de trabalho que um jornalista precisaria fazer, por exemplo", comenta. A alternativa correta é a "d".
1ª Questão 34 - Cores dos chumaços de algodão embebidos em solução
A questão considerada mais difícil é a 34, da prova V. "O aluno precisaria dominar o conceito de compensação fótica", diz o professor Gilberto. "É importante lembrar também que rãs não fazem fotossíntese." Saber a equação fundamental da ondulatória ajudaria o candidato a chegar à resposta correta, "a".