“Não se acomodem.” Esse é o conselho que o auditor fiscal da Receita Federal, André Luís de Albuquerque, dá aos jovens. Aos 45 anos, ele prestará o Enem para testar seus conhecimentos e tentar uma vaga naquela que será terceira graduação: pretende fazer direito na Universidade Federal do Maranhão, que tem um campus na cidade de Imperatriz. André já é formado em administração e pedagogia.
Ele é um dos "recordistas" do aplicativo G1 Enem: de 25 medalhas que os jogadores podem receber por bom desempenho nas perguntas e respostas, o auditor já coleciona 21 conquistas (veja quadro abaixo).
A intenção do auditor não é mudar de profissão. “Acho importante ter visões diferentes do mundo. Aos 32 anos, fiz pedagogia porque acho educação uma área importante, que poderia me dar mais senso crítico”, explica.
No ano passado, André também prestou o Enem – e foi aprovado em jornalismo. Só não fez a matrícula porque as aulas ocorriam à tarde, justamente no período em que trabalha. Em 2015, escolheu prestar direito, curso que oferece aulas noturnas.
MEDALHAS NO G1 ENEM | |
---|---|
O QUE SÃO: As medalhas são prêmios dentro do ambiente do aplicativo para jogadores com bons desempenhos. | |
QUANTAS SÃO: Ao todo, são 25 medalhas, algumas com temática específicas para cada área: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas ou da Natureza. | |
COMO GANHAR: Cada uma tem uma exigência específica. Por exemplo, para conseguir a medalha "Mestre do Enem", é preciso jogar cinco rodadas sem errar nenhuma questão. |
“É uma das graduações mais concorridas de Humanas. Gosto de medir meus conhecimentos em áreas disputadas”, explica.
Para conciliar os estudos com o emprego de concursado na Receita Federal, o maranhense aproveita os intervalos para rever conteúdos do Enem. No horário do almoço, por exemplo, ele faz pesquisas na Internet sobre o que costuma cair na prova. Também gosta de usar o aplicativo G1 Enem para relembrar matérias.
“Pego um papel e uma caneta e fico escrevendo o que vi no jogo e não me recordava mais. Outro dia, revisei o que é coeficiente angular em matemática”, conta.
Apoio da família
André conta com o apoio de sua família para buscar a terceira graduação. Seu filho, Luís André Albuquerque, tem 20 anos e estuda engenharia civil.
Pelo Ciências sem Fronteiras, o jovem está começando uma temporada de mais de um ano em uma universidade em Manchester, no Reino Unido.
Por coincidência, se André for aprovado, fará faculdade ao mesmo tempo que o filho.
“Não há idade para buscar mais conhecimentos”, diz. Caso atinja a pontuação necessária no Enem, irá se formar aos 50 anos. “A maioria dos jovens busca concluir uma graduação, conseguir um emprego razoável e parar por aí. Preciso dar um exemplo melhor.”
Conquistas possíveis no G1 ENEM
Veja abaixo as "medalhas" ou navegue no aplicativo para ver como ganhar
Baixe o G1 Enem, jogo com perguntas, desafio e dicas em vídeo