VÍDEO: Windows 11 - O que há de novo no sistema da Microsoft
A Microsoft apresentou na última quinta-feira (24) o Windows 11, a nova versão do seu sistema operacional para computadores.
Embora não tenha revelado uma data específica para o lançamento, a empresa já deu detalhes sobre os requisitos mínimos que os PCs precisarão atender para rodar a novidade.
- SAIBA MAIS: Veja todas as novidades do Windows 11
Entre as exigências está um chip de segurança chamado TPM 2.0 (Trusted Platform Module, ou Módulo de Plataforma Confiável).
O que é o TPM 2.0?
Esse componente é um processador de segurança de dados, relacionado com criptografia. A criptografia é um mecanismo que embaralha informações e só permite acesso a elas com determinadas chaves.
O TPM armazena essas chaves de criptografia e pode detectar mudanças de software. Caso isso aconteça, ele gera sinais que o computador pode usar pra conter possíveis danos.
Segundo a Microsoft, o chip TPM registra informações de inicialização do sistema e confere a integridade do software, por exemplo. Na prática, ele pode impedir que programas maliciosos consigam driblar funções de segurança.
O TPM pode ser um componente na placa-mãe, integrado a outra peça do computador, ou presente no firmware (um conjunto de instruções programadas diretamente no hardware). O padrão 2.0 foi lançado em 2014.
O G1 perguntou à Microsoft por que essa exigência só foi feita agora, para o Windows 11, e não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.
Como saber se meu PC tem o chip TPM 2.0?
Windows 11 tem mudanças no menu Iniciar e na barra de tarefas. — Foto: Reprodução
Uma página de suporte da Microsoft indica que desde 2016 a empresa exige que novos modelos, linhas ou séries devem "implementar e habilitar o TPM 2.0 por padrão".
Veja como saber se o seu PC está com o TPM 2.0 ativo:
- Vá até o menu Iniciar e digite tpm;
- Selecione a opção Processador de segurança;
- Procure o campo Versão de especificação e veja se está indicado "2.0".
Caso a informação não apareça, isso pode significar que o computador não tem TPM 2.0 ou não está com o recurso ativado.
Em alguns casos, o componente precisa ser ativado na UEFI, interface de software entre o sistema operacional e o firmware – o termo UEFI substituiu a BIOS. A rigor, o Windows 11 não é compatível com BIOS, apenas UEFI.
Não é possível indicar um caminho único para verificar se é possível ativar o TPM pela UEFI/BIOS, pois cada fabricante de PCs utiliza versões diferentes dessa função.
Uma saída é encontrar o modelo exato da placa-mãe, procurar o manual completo na internet e consultar se há menção ao TPM 2.0 – o documento geralmente vai indicar somente que a placa-mãe tem a entrada compatível, mas indica a possibilidade do componente estar no PC.
Como saber se meu PC é compatível com Windows 11
A Microsoft disponibilizou um software que indica a compatibilidade do novo sistema, consultando todos os requisitos mínimos.
- Baixe o programa de Verificação de integridade do PC (PC Health Check) no site da Microsoft;
- Abra a ferramenta e clique em Verificar agora;
- Na sequência, o app vai mostrar se o PC é compatível.
É possível que o programa acuse incompatibilidade por causa do chip TPM 2.0, por isso vale checar as opções mencionadas acima.
No YouTube, G1 explica o que é NFT: