18/12/2015 17h16 - Atualizado em 18/12/2015 17h23

Bovespa fecha em baixa após ruídos sobre saída de Levy

Bolsa passou a cair com força após ministro admitir possível saída.
Indicador fechou em baixa de 2,99%, a 43.906.

Do G1, em São Paulo

O principal índice da Bovespa recuou com força nesta sexta-feira (18), após três altas seguidas, pressionado por ruídos na mídia sobre iminente saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e pelos últimos desdobramentos envolvendo o rito de eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

 

O principal indicador de ações recuou 2,99%, aos 43.906 pontos. Veja a cotação da bolsa hoje.

Na semana, a bolsa acumula perda de 2,98%. No mês de dezembro, cai 2,75% e em 2015, recua 12%.

A Petrobras recuou, após a Fitch cortar a nota da estatal para BB+ ante BBB-, com perspectiva negativa, mas abandonava as mínimas registradas mais cedo conforme o petróleo reduzia as perdas.

A Vale teve dia volátil, diante de novo avanço dos preços do minério de ferro na China, de acordo com informações da Reuters. Na véspera, a mineradora também anunciou que o African Development Bank (AfDB) aprovou o suporte financeiro ao Corredor Logístico de Nacala, importante projeto para escoar o carvão produzido em Moçambique.

Cenário político
Notícias sobre uma eventual saída de Levy do comando da Fazenda trouxeram apreensão no mercado. Do lado político, repercutiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acatar as principais teses do governo sobre o rito do impeachment, o que, na visão de agentes financeiros, segundo a Reuters, tende a arrastar as discussões por mais tempo e dá fôlego a Dilma.

Pregão anterior
A Bovespa fechou em alta nesta quinta-feira (17), após chegar a subir mais de 2%, favorecida pelo cenário externo positivo, com investidores encarando a primeira alta do juro norte-americano em quase uma década como sinal de confiança na maior economia do mundo. Por outro lado, o índice reduziu os ganhos após as ações da Vale e Petrobras passarem a cair.

O Ibovespa avançou 0,55%, aos 45.261 pontos. Na semana, a bolsa brasileira está praticamente estável, com variação positiva de 0,002%. No mês de dezembro, o índice sobe 0,31%. Em 2015, acumula queda de 9,49%.

A partir da próxima semana, o horário de negociação no segmento Bovespa será alterado, com o pregão à vista passando a funcionar das 10h às 18h. A mudança ficará em vigor até 11 de março de 2016.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de