Por Vivian Souza, g1


Marcelo, José Leôncio e Tenório, da novela Pantanal — Foto: Reprodução / redes sociais

Mais um dia se passou na novela Pantanal e o personagem Tenório (Murilo Benício) continua a reclamar de não obter o retorno do investimento que o filho Marcelo (Lucas Leto) tem feito em gado na sua propriedade.

Marcelo está tentando obter um rebanho de gado pantaneiro sem precisar comprar muitas cabeças da raça, que está em extinção. O processo é demorado e Tenório ainda deve reclamar por uma década, período médio para conseguir uma raça pura, é o que explica o professor de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Marcus Vinicius.

Para a recuperação do pantaneiro, Marcelo optou pelo chamado cruzamento absorvente, que consiste em misturar duas raças distintas de gado e ir repetindo a reprodução até chegar no animal "puro por cruzamento", que é o gado muito semelhante - praticamente igual - ao desejado, explica o professor.

O custo varia e, dependendo do tamanho do rebanho, pode ser um investimento alto.

Confira a seguir como funciona o processo de reprodução que Marcelo quer fazer.

Recuperação de raças bovinas: veja como funciona — Foto: Elcio Horiuchi / arte g1

Não é só carne - saiba onde o boi é usado na pecuária:

Juntando características

Há ainda outro tipo de reprodução que pode ser realizada pelos produtores: o cruzamento rotativo ou industrial. Ele é usado para adicionar determinada característica ao gado. Por exemplo, uma raça que tenha mais resistência ao clima, com uma outra que tenha maior capacidade de engorda.

Neste caso, existe também a possibilidade de fazer um cruzamento triplo ou tricross, que seria a reprodução entre um animal meio-sangue e uma terceira raça.

O ideal é que os produtores evitem cruzar indivíduos aparentados, ou seja, irmãos ou mãe com filho. Isso porque há a maior possibilidade de mutações e doenças congênitas nos bezerros, como doenças do coração.

Bezerro de cruzamento tricross - 25% pantaneiro, 25% nelore e 50% senepol. — Foto: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Por que Marcelo quer o gado pantaneiro?

Existem benefícios em se optar pela raça pantaneira: são mais resistentes aos extremos climáticos do bioma e possuem uma carne mais saborosa, diz o professor da UEMS, Marcus Vinicius.

Em caso de recuperação de raça, o produtor deve notificar à associação a qual pertence, para emitir um registro do gado e verificar se ele já pode ser considerado puro. Vinicius explica que cada associação trata o assunto de uma forma diferente e pode ter alterações nos seus critérios.

Gado de cruzamento absorvente, touro pantaneiro e fêmea nelore. — Foto: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Barriga de aluguel?

Além da inseminação artificial e do acasalamento, também é possível obter embriões em laboratório usando o sêmen de uma raça e o óvulo de outra. O embrião pode ficar guardado em freezers e, depois, é inserido em uma fêmea, que pode ser de qualquer raça e não irá interferir na genética do bezerro.

Apesar de ser uma técnica mais cara, há a vantagem de você não precisar comprar o gado das raças desejadas (apenas o óvulo e o sêmen) e terá sucesso na fecundação de todas as amostras compradas, diferente da inseminação na fêmea, que fica prenha de apenas um bezerro.

Imagem feita com microscópico dos embriões bovinos. — Foto: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Leia também:

Assista:

Pantanal de 1984 X 2022

Pantanal de 1984 X 2022

O que mudou com a tecnologia 38 anos depois

O que mudou com a tecnologia 38 anos depois

‘Paraíso das vacas’ é ameaçado por tremores de terra nos Açores

‘Paraíso das vacas’ é ameaçado por tremores de terra nos Açores

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!