No primeiro compromisso de extensa agenda oficial no Brasil, o presidente da França, François Hollande, visitou na manhã desta quinta-feira (12) as obras do novo prédio da escola francesa François Mitterrand. A instituição de educação franco-brasileira atua na capital federal há quatro décadas.
Escoltado por um forte esquema de segurança, o chefe de Estado francês chegou à nova escola por volta das 9h. Ele foi recepcionado por alunos do colégio, que, atualmente, reúne 27 nacionalidades.
Ao ser apresentado às crianças e adolescentes, Hollande disse em francês que estava "encantado" em conhecê-los. O presidente do país europeu posou para fotos ao lado dos estudantes.
Durante um breve discurso, Hollande ressaltou a importância do colégio francês e enfatizou que a instituição de educação ajuda a difundir o idioma e a cultura francesa ao redor do mundo. "Além de possibilitar que as crianças brasileiras tenham acesso à educação francesa, as crianças francesas têm acesso à cultura brasileira", ponderou.
O presidente da França também agradeceu a "confiança" depositada nas instituições educacionais francesas no exterior. Bem-humorado, Hollande disse que gosta de vir ao Brasil porque é fã de futebol.
O novo Lycée Français François Mitterrand vai comportar 800 alunos, do maternal ao ensino médio, e deve ser inaugurado em setembro do ano que vem. Ao todo, a escola vai custar R$ 37 milhões ao governo francês.
Deputado franco-brasileiro
Natural de Porto Alegre (RS), o deputado francês e presidente do grupo Clube da Amizade França-Brasil, Eduardo Cypel, acompanhou a comitiva presidencial da França. Na opinião de Cypel, naturalizado no país europeu, a visita de Hollande ao Brasil é muito importante para reforçar as relações entre as duas nações.
"Uma parceria que é estratégica, é muito forte. O Brasil é um grande país do século 21 e a França tem hoje que tratá-lo de igual para igual. Nossas relações são muito firmes, mas tem muito mais pela frente", destacou.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, prestigiou a visita do chefe do Executivo francês à escola de Brasília. Na avaliação de Agnelo, o colégio François Mitterrand reforça a identidade internacional da capital do país.
"É muito simbólica a presença do presidente francês aqui [no colégio]. A capital tem que ter instituições de ensino com essas características com várias nacionalidades e vínculos de formação educacional de outros países. Isso é o que dá um caráter cosmopolita a Brasília e reafirma a vocação de capital", disse o governador do DF.
visita obras do colégio francês de Brasília.
(Foto: Luciana Amaral / G1)
Agenda
Após visitar as obras do colégio de Brasília, o presidente da França se reuniu com empresários franceses que atuam no Brasil. Às 11h, François Hollande será recebido pela presidente Dilma Rousseff com honras de chefe de Estado no Palácio do Planalto. Ao final do encontro, os dois farão uma declaração à imprensa e seguirão para almoço no Itamaraty.
Às 15h15, Hollande se encontrará com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às 16h, ele terá reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para tratar de intercâmbio entre estudantes brasileiros e franceses. A França é o terceiro destino de bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que dá bolsas para jovens brasileiros estudarem no exterior.
No final da tarde, o presidente francês embarca para São Paulo, onde cumprirá agenda de reuniões com autoridades e empresários paulistas nesta sexta-feira.
Indagado pelo G1 sobre a expectativa da visita ao Brasil, Hollande falou que quer conversar com a presidente Dilma sobre "investimentos, intercâmbios internacionais e relações políticas".