Raio assusta moradores do Guará, no DF. — Foto: TV Globo
Bueiros transbordando, ruas alagadas e carros presos em buracos no asfalto foram alguns dos danos da chuva desta terça-feira (22). no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas válido até às 23h59 desta terça.
A previsão do Inmet é de chuva entre 30 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h 🍃. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
👉 Para entender então o que significa o volume de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.
Estragos da chuva
Em Vicente Pires, bueiro transbordou durante chuva no DF.
📌 Em Vicente Pires, moradores filmaram um bueiro em que a água estava transbordando (veja vídeo acima).
Chuva alaga tesourinha na Asa Norte.
📌 Na Asa Norte, o problema com bueiros também persiste. Na altura da quadra 102 Norte, um bueiro ao lado da tesourinha jorrava muito água (veja vídeo acima).
A Novacap, responsável pelas obras de contenção da chuva, disse que " acredita que se trata do excedente do volume de água da chuva, pois os bueiros das tesourinhas foram limpos recentemente". No entanto, segundo o governo, "um técnico irá avaliar o local e adotar as devidas providências".
Carro fica preso em buraco em Taguatinga, no DF. — Foto: TV Globo
📌 Em Taguatinga, as rodas dianteiras de um carro ficaram presas em um buraco que surgiu na pista após o asfalto ceder(veja imagem acima). A rua está em obras, mas não há sinalização. Pouco depois, outros dois carros caíram no mesmo lugar.
Raio atinge árvore em escola do DF.
📌 No Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN), uma árvore foi atingida por um raio (veja vídeo acima). O acidente fez com que 30 câmeras de segurança parassem de funcionar. Não houve feridos.
Chuva alaga rua principal do Assentamento 26 de Setembro, no DF.
📌 No Assentamento 26 de Setembro, a avenida principal ficou alagada e uma correnteza de lama tomou a rua (veja vídeo acima).
A Administração de Vicente Pires, por meio da gerência regional da 26 de Setembro, disse que "está trabalhando para minimizar os impactos que as chuvas trouxeram para o setor". Segundo a administração, como não existe rede de captação na região, "a água vai encontrar o seu caminho natural e, dependendo do volume, causa grandes impactos". A administração disse que está dando todo apoio aos moradores, com equipes de plantão 24 horas.
Raio assusta moradores do Guará, no DF. — Foto: TV Globo
📌 No Guará, um morador flagrou o momento exato em que um raio atingiu a região e fez as janelas tremerem (veja imagem acima).
LEIA TAMBÉM:
Leia outras notícias da região no g1 DF.