Por Iana Caramori, Fernanda Bastos, Caroline Dulley, g1 DF e TV Globo


  • Neste sábado, moradores do DF registraram a chuva nas regiões de Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, Vicente Pires e na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) .

  • Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia possibilidade de chuvas em áreas isoladas neste sábado (28) e domingo (29) na capital.

  • Na sexta-feira (27), moradores de várias regiões do Distrito Federal registraram raios no céu da capital. No Novo Gama, no Entorno do DF, houve também registro de chuva.

Chuva fraca é registrada no Riacho Fundo nesta sábado (28). — Foto: Reprodução/Redes sociais

E ela chegou! ☔🌦️ Moradores do DF registraram chuva nas regiões de Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, Vicente Pires e na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A chuva foi rápida e em áreas isoladas.

Depois de 157 dias sem chuva, os moradores do DF enviaram vários registros comemorando a chuva que chegou no fim de setembro (veja imagens abaixo). Uma moradora do DF enviou ao g1 foto de respingos no vidro do carro.

Galerias Relacionadas

1/4

Chuva é registrada no Sol Nascente, no DF, neste sábado (28). — Foto: Reprodução/Redes sociais

2/4

Chuva é registrada em Ceilândia Norte neste sábado (28). — Foto: Reprodução/Redes sociais

3/4

Chuva é registrada na região de Taguatinga neste sábado (28). — Foto: Divulgação/Redes sociais

4/4

Chuva é registrada em Taguatinga Norte neste sábado (28). — Foto: Divulgação/Redes sociais

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia possibilidade de chuvas em áreas isoladas neste sábado (28) e domingo (29) na capital. As pancadas ocorreriam no fim da tarde e início da noite.

Mesmo com a chuva rápida, o morador da capital deve enfrentar mais um dia de calor. Neste sábado, a temperatura máxima chegou 35,9ºC, na estação do Gama, enquanto a umidade do ar variou entre 70% e 20%. A possibilidade é de que o cenário se repita no domingo, dizem os meteorologistas.

A chegada da chuva

Em vídeos enviados ao g1, a maioria dos moradores comemora a chegada da chuva. Um morador de Ceilândia ficou muito feliz e registrou o momento (veja vídeo abaixo).

"Chuva na Ceilândia Norte! [...] Graças a Deus!", diz um morador da região de Ceilândia.

Chuva é registrada em Ceilândia neste sábado (28).

Chuva é registrada em Ceilândia neste sábado (28).

Já o morador do Sol Nascente registrou a chegada da chuva, mas reclamou de obras inacabadas na região (veja vídeo abaixo).

"Chuva chegou no Sol Nascente, mas nada de acabar as obras!", diz.

Chuva é registrada por moradores no Sol Nascente, no Distrito Federal.

Chuva é registrada por moradores no Sol Nascente, no Distrito Federal.

A meteorologista Andrea Ramos do Climatempo afirmou que é preciso atenção para as primeiras chuvas.

"Essas chuvas podem vir com características de pancadas de chuva, trovoadas isoladas, rajadas de vento e até a possibilidade de queda de granizo. As chuvas do fim de setembro ainda vão ser irregulares, mas a partir de outubro e novembro, há uma maior regularidade dessas chuvas", afirma a meteorologista.

As primeiras chuvas ainda trazem a sujeira acumulada no céu após os dias de seca e de queimadas no DF, como alerta o professor do Instituto de Geociêndia da Universidade de Brasília (UnB) Roberto Ventura .

"As queimadas transferem uma grande quantidade de partículas para a atmosfera, principalmente fuligem, como também gases. Uma chuva que encontra uma grande quantidade de partículas no seu caminho vai lavar essa atmosfera, deixando a chuva um pouco mais suja, um pouco mais escura, enquanto os gases deixariam a chuva um pouco mais ácida", afirma o professor.

Raios na noite de sexta

Moradores do DF registram raios na noite de sexta

Moradores do DF registram raios na noite de sexta

Moradores de várias regiões do Distrito Federal registraram raios no céu da capital na noite desta sexta-feira (27). No Novo Gama, no Entorno do DF, houve também registro de chuva (veja vídeo acima).

👉 O astrofotógrafo Leo Caldas conseguiu fotografar os raios da janela de casa, em Águas Claras (veja foto abaixo).

Raios em Águas Claras, DF — Foto: Leo Caldas/@fotografiaeastronomia

Calorão ☀️

O DF continua em grande perigo para onda de calor. Segundo o Inmet, o alerta vermelho significa que a temperatura está 5ºC acima da média por um período maior do que 5 dias. O aviso vai até o fim da noite deste sábado.

O Distrito Federal tem outros dois alertas em vigor:

🟡 perigo potencial para baixa umidade entre 11h e 21h deste sábado: a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

🟠perigo para baixa umidade entre 12h e 19h deste sábado: a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!