A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou nesta segunda-feira (30) o processo de solicitação das carteiras estudantis para 2017. A validade das carteiras 2016 vai até abril deste ano.
Somente os alunos que nunca tiveram carteira de estudante devem comparecer à Etufor, entre 8h e 13h30, ou nos Vapt-vupt de Messejana e Antônio Bezerra, das 8h às 17h. Também devem solicitar presencialmente, os alunos das universidades públicas (UECE, UFC e IFCE) e da Unifor.
Os demais estudantes podem solicitar o documento em suas próprias instituições de ensino ou por meio do site das entidades, disponível no portal da Prefeitura de Fortaleza. O procedimento de emissão do benefício é composto por três fases: solicitação, entrega da documentação e cadastro da biometria facial.
Para solicitar a carteira é necessário apresentar identidade, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço. Os valores para solicitação na rede particular variam de R$ 20 a R$ 25. O boleto pode ser impresso pela internet e pago nas casas lotéricas.
Após os pedidos, os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.
Alunos veteranos
Os alunos veteranos da rede particular que continuarem na mesma instituição podem imprimir o boleto pela internet e aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. As entidades estudantis já entregaram os boletos nas escolas particulares em novembro, adiantando o processo de 2017.
A carteira dos alunos das escolas públicas será solicitada pela direção da instituição que fará a solicitação da gratuidade. Os alunos da Uece, UFC e IFCE devem dirigir-se à sede da Etufor com as declarações do semestre vigente, documento de identidade e o formulário de solicitação do site da Etufor.
Benefícios
Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo e a meia cultural, a identidade estudantil possui a função do Bilhete Único, que possibilita utilizar a integração para pegar mais de um ônibus no intervalo de duas horas.
Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integração para utilizar as bicicletas compartilhadas.