A Universidade de Fortaleza (Unifor) sedia nesta quinta-feira (12) mesa redonda sobre a Lei Maria da Penha. Promovida pela ONG italiana We World Brasil junto com o Instituto Maria da Penha, o evento “10 anos da Lei Maria da Penha: O que esperar para a próxima década?” pretende debater os progressos e desafios para fortalecer a luta de erradicação da violência contra a mulher em todo o país.
Entre os convidados, estarão presentes a consultora sobre acesso à Justiça da ONU Mulheres no Brasil, Wânia Pasinato e a Secretária Adjunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aline Yamamoto.
Também participam do debate a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Ceará,Camila Silveira, a Coordenadora Executiva da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza, Marcia Luce Barros Aires e o professor José Raimundo Carvalho, do Programa de Pós-graduação em Economia (Caen), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site da Unifor.
Segundo Conceição de Maria Mendes, Coordenadora de Projetos do Instituto Maria da Penha, a ideia é gerar uma discussão crítica entre os órgãos competentes e o público presente sobre o que está por vir e o que já foi alcançando através das leis que amparam a mulher. “Nós teremos as três universidades presentes no evento, com participação de órgãos importantes da defesa da mulher no país, então é uma ótima oportunidade de diálogo e até mesmo de transformação efetiva para aprimorarmos o que já está sendo aplicado através da lei.”