23/11/2012 16h50 - Atualizado em 23/11/2012 16h53

12.946 estudantes devem fazer prova do Enade neste domingo no Ceará

No Ceará, prova terá início às 12h deste domingo (25) pelo horário local.
Ao todo, 587.351 estudantes devem fazer a avaliação no país.

Do G1 CE

Neste domingo (25), 12.946 alunos concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos no Ceará estão habilitados para participar das provas da edição de 2012 do Exame Nacional de Estudantes (Enade). A prova vai ser aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) das 13h às 17h pelo horário de Brasília em todos estados brasileiros e no Distrito Federal. No Ceará, que não participa do horário de verão, a avaliação terá início às 12h do horário local.
 

Ao todo, 587.351 estudantes devem fazer a prova no país. Para saber onde fará o exame, o aluno pode consultar o sistema do Enade com seu número no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O resultado deve ser divulgado até dia 25 de dezembro.

Os cursos avaliados neste ano são de bacharelado em administração; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; turismo; e os cursos superiores de tecnologia em gestão comercial; gestão de recursos humanos; gestão financeira; logística; marketing e processos gerenciais.

Segundo o Inep, este ano não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduação em 2012 devem a fazer a prova. Devido à greve das instituições de ensino superior, foram dispensados somente os estudantes que colariam grau em agosto deste ano, além dos alunos matriculados em instituição estrangeira e alunos ingressantes em 2012.

O Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, e é aplicado anualmente pelo Inep, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A prova avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Para ler mais notícias do Ceará clique em g1.globo.com/ce. Siga também o G1 Ceará no Twitter e por RSS.

tópicos:
veja também