Por André Fogaça, g1


Imagem diculgação/Jaguar Imagem divulgação/Jaguar
— Foto 1: diculgação/Jaguar — Foto 2: divulgação/Jaguar

A Jaguar reformulou o visual de sua marca, e abriu mão do tradicional logotipo com o animal que estampava seus veículos desde os anos 1950.

No início, o logo trazia apenas o rosto do jaguar. Nos anos 1980, passou pela principal mudança e que ficou conhecida até os dias de hoje, quando o bicho passou a aparecer de lado. O jaguar no capô do carro também é um ícone desde seus modelos mais antigos.

A alteração veio a pedido do fundador da Jaguar: Sir William Lyons. A nova marca prioriza a tipografia, muito mais redonda e com a sensação minimalista. O nome Jaguar agora é escrito em caixa baixa, com mais espaço entre cada letra.

A Jaguar disse em nota que não copiou outras empresas em sua renovação de marca, mas a tendência de simplificar logotipos já aconteceu com marcas como Spotify, Airbnb, Google e até a Microsoft.

LEIA MAIS

Nova marca da Jaguar — Foto: divulgação/Jaguar

O novo logo tem inspiração no movimento artístico chamado Pop Art, surgido na década de 1950 no mesmo Reino Unido, país natal da Jaguar. A presença deste estilo está tanto na adoção de cores para a identidade visual da companhia, como na simplicidade das letras.

No dia 2 de dezembro deste ano, a Jaguar divulgará mais detalhes sobre a nova identidade visual, incluindo instalações físicas que serão adotadas em suas lojas e demais produtos.

“Esta é uma reinvenção que resgata a essência da Jaguar, retornando aos valores que outrora a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para o público contemporâneo”, diz Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar.

A mudança da marca britânica faz parte de seu plano de ser totalmente elétrica. O primeiro carro da Jaguar movido apenas por bateria dentro dessa nova marca será lançado em 2026.

“Este é um recomeço completo. A Jaguar foi transformada para resgatar sua originalidade e inspirar uma nova geração”, comenta Rawdon Glover, CEO da Jaguar.

Protótipo de carro 100% elétrico da Jaguar — Foto: divulgação/Jaguar

Um dos carros esperados para este momento é o elétrico Super-GT, que deve trazer essa inspiração Pop Art em detalhes para além do novo logo da Jaguar.

Repercussão não foi boa

Nas redes sociais, a repercussão da nova marca não foi boa. Muitos usuários comentaram que o retorno aos tempos mais antigos da Jaguar poderia acontecer com carros a combustão, equipados com motores V8.

Outros publicaram estranhamento com busca por modernidade de carros elétricos e de atingir uma nova geração aliados a um estilo de arte dos anos 1950.

No Facebook, a publicação com o novo logotipo recebeu 4 mil reações. Deste total, mais da metade foi de risada (2,2 mil), seguido de 677 com choro, 284 de emoji irritado e 50 de susto. No lado positivo ficaram apenas 680 curtidas, 97 corações e 12 demonstrações de apoio.

G1 testou o novo BYD Yuan Pro

G1 testou o novo BYD Yuan Pro

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!