Quase 100 mil pessoas participam da cerimônia em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no Estádio Soccer City, em Joanesburgo. As pessoas comuns se uniram a chefes de Estado de todo o planeta para se despedir do herói da luta contra o apartheid.
A chuva atrapalhou um pouco a chegada do público. Foi montado um esquema de segurança muito forte. Algumas pessoas choram em momentos de silêncio e reflexão, mas quase todo o tempo o que se vê é uma grande festa.
Apenas algumas vaias foram ouvidas quando adversários políticos de Mandela chegaram, mas isso não atrapalhou a grande festa que acontece desde as 5h. Trens lotados chegaram ao estádio indo da área central de Joanesburgo para homenagear o líder.
Raul Castro, presidente de Cuba, Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico, a ex-mulher e a mulher atual de Mandela e vários outros chefes de Estado foram ao local. A presidente Dilma Rousseff fará o segundo discurso dos chefes de Estado, de cinco minutos, depois do presidente americano Barack Obama. O presidente sul-africano Jacob Zuma e o secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon também prestaram homenagem ao líder.